04/12/2025 – FLORIANÓPOLIS (SC) – O “Bom dia, Congressista” é uma das novidades do IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), realizado em Florianópolis (SC), entre os dias 2 e 5 de dezembro. Sob a condução do apresentador e Diretor de Comunicação Social (DCS), Fernando Martins, e da jornalista do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Flávia Rezende, o videocast tem como objetivo realizar uma cobertura ampla de todos os detalhes do evento em solo catarinense.
Com duração de 4 horas, ao vivo, ao longo de todos os dias do encontro, o ‘Bom dia, Congressista’ entrevistou, dentre outros representantes das Cortes de Contas do país, a Presidente do TCESP, Conselheira Cristiana de Castro Moraes que, na oportunidade, comentou sobre a participação do Tribunal de Contas paulista durante o IV CITC.
“Essa é a riqueza do Congresso, a gente conversar, trocar experiências, trocar ideias, aprender com os outros também né, é muito bom. A gente sai mesmo com ideias para replicar, para crescer, do mesmo jeito que eu estou saindo com ideias aqui, eu acho que outros também sairão”, ressaltou a Presidente do TCESP.
“Eu participei da parte do Comitê de Políticas Públicas, da rede Indicom, e o principal indicador é o IEG-M, e eu estava à frente desse Comitê por quatro anos. Quando a gente começou, a gente apresentava um trabalho ou outro, nessa última reunião do comitê do IEG-M eu fiquei muito feliz de já passar para frente um trabalho mais avançado, e foi muito interessante que nessa reunião do comitê, vários Tribunais apresentaram experiências (…) e eu acho que essa é a riqueza desse Congresso, essa é a riqueza do IRB, essa é a riqueza da Atricon, a gente integrar para fortalecer o sistema”, destacou Cristiana de Castro Moraes.
“A ideia do IRB de fazer um primeiro prêmio Innovatio é muito importante para mostrar experiências que foram bem-sucedidas do Tribunal. Eu fiquei muito feliz, o nosso foi o terceiro lugar, mas foi o primeiro que cuidou internamente, os outros dois tratam da fiscalização de modo geral, que é nosso objetivo, mas é muito interessante que a gente cuida dos recursos públicos e o nosso prêmio é de que nós estamos cuidando de quem cuida dos recursos públicos. Nós temos que estar bem para fazer bem nosso trabalho”, finalizou a Conselheira.
O videocast também entrevistou a Procuradora-Geral de Contas, Leticia Formoso Delsin Matuck Feres, e o Coordenador do Observatório do Futuro, Leandro Dall’Olio, que debateram sobre suas participações no encontro em Florianópolis.
“Os Tribunais de Contas têm fomentado a eficiência, e o INOVA buscou fomentar essa eficiência a partir dos parâmetros trazidos pela lei de governo digital lá em 2021”, destacou a Procuradora-Geral de Contas sobre a sua palestra durante o encontro.
“Nós precisamos construir uma cultura de inovação, e para isso, o diálogo público e privado, a aproximação desse debate da sociedade, acho que é o grande diferencial do INOVA, uma construção desse ambiente inovador por meio da troca do diálogo”, finalizou Leticia Feres.
“Hoje realmente não dá para vivermos sem falarmos e sem praticarmos a sustentabilidade. Quando trazemos essa temática, não deixa de ser uma maneira da gente comunicar aos órgãos públicos, prefeituras e a população sobre a importância de começarmos a pensar nossas cidades em termos dessas mudanças e emergências climáticas que temos vividos a cada dia”, destacou o Coordenador do Observatório do Futuro, Leandro Dall’Olio. “Nós, como Tribunal de Contas, temos essa obrigação de fomentar boas políticas públicas e exigir que as prefeituras levem em consideração essa questão climática nos desenhos das ações que são entregues à população”, finalizou.
. Congresso
Realizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE-SC), pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), pelo Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), pela Associação Brasileira de Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e pela Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas (CITC), ocorre entre os dias 2 e 5 de dezembro, no Centro de Convenções de Florianópolis (CentroSul).
O Congresso Internacional tem como objetivo constituir um espaço privilegiado para o debate e o aperfeiçoamento das práticas de controle e de fiscalização dos recursos públicos, alinhado aos princípios fundamentais da Constituição Republicana e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.
Fonte Oficial: https://www.tce.sp.gov.br/6524-videocast-bom-dia-congressista-entrevista-representantes-tribunais-contas-iv-citc
