A lista dos finalistas da 2ª edição do Prêmio Inovação do Poder Judiciário, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), já pode ser consultada. A premiação reconhece iniciativas inovadoras e soluções já implementadas cujos resultados concretos contribuem para o enfrentamento dos desafios da Justiça.
Ao todo foram selecionados 15 finalistas do Prêmio Inovação do Poder Judiciário, sendo seis em Gestão Judicial Inovadora, seis em Serviços Judiciários Inovadores para os Usuários, e três em Tecnologia Judicial Inovadora.
Coordenadora do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS/CNJ), a conselheira Daniela Madeira destaca a importância do reconhecimento. “O prêmio tem como propósito disseminar boas ideias e inovações já testadas. Além disso, o reconhecimento estimula a criatividade nos diversos órgãos do Judiciário, dando visibilidade às instituições que concebem e implementam transformações relevantes no serviço prestado à sociedade”, pontua.
Veja quais projetos finalistas:
Categoria Gestão Judicial Inovadora
Subcategoria Inovações com Resultados Comprovados
- CGJ em Ação: Muito Além das Metas (TJPE)
- PAI – Painel de Autoinspeção: Transformando Dados em Gestão Judicial Eficiente (TRT2)
- Plataforma Radar (TRE-RJ)
Subcategoria Ideias Inovadoras
- Aegis (TRT4)
- CompraJus (TJRR)
- Eu te vejo! — uma colaboração entre TRF2, TJRJ, TRE RJ e TRT1
Categoria Serviços Judiciários Inovadores para os Usuários
Subcategoria Inovações com Resultados Comprovados
- TJCE Mobile: Central de Serviços no Celular do Cidadão (TJCE)
- Projeto Raízes Kalungas: Justiça e Cidadania (TJGO)
- TJPE+ (TJPE)
Subcategoria Ideias Inovadoras
- Banco de Sentenças das Justiças Militares (STM, TJMMG, TJMRS, TJMSP)
- CAP 360º (TRF4, TJRS, TRE RS, TRT4)
- VIAJUS: Autorização de Viagem Digital para Crianças e Adolescentes (TJAC, TJAP, TJAM, TJRO, TJRR)
Categoria Tecnologia Judicial Inovadora
Subcategoria Ideias Inovadoras
- Galileu (TRT4)
- GuaIA: Tecnologia de Inteligência Artificial para Combate à Desinformação no Processo Eleitoral (TRE-GO)
- IAVALIAÇÃO (TJMG)
FestLabs
Os finalistas serão apresentados durante a abertura do FestLabs Nacional – Encontro Nacional de Laboratórios de Inovação do Judiciário – organizado pelo CNJ em parceria com os tribunais de vários segmentos. O evento será realizado no Pará, entre os dias 3 a 5 de setembro.
A expectativa é que o FestLabs se consolide como um momento de celebração do esforço, da criatividade e do comprometimento de magistrados, servidores e colaboradores que vêm contribuindo para transformar a Justiça brasileira.
Sobre o Prêmio
O Prêmio Inovação do Poder Judiciário reconhece e estimula projetos inovadores desenvolvidos pelos tribunais brasileiros. Instituído pela Resolução CNJ n. 395/2021, a premiação está voltada à modernização da Justiça e valoriza soluções criativas que aprimoram a gestão judicial, ampliam o acesso dos cidadãos aos serviços e integram tecnologias avançadas ao cotidiano forense.
- TJMG)
Texto: Ana Moura
Edição: Thaís Cieglinski
Agência CNJ de Notícias
Fonte Oficial: Portal CNJ
