in

Decano dos Conselheiros, Roque Citadini se aposenta do Tribunal de Contas

19/08/2025 – SÃO PAULO – Após 37 anos como Conselheiro da Corte de Contas paulista, Antonio Roque Citadini se aposenta oficialmente hoje, terça-feira (19/8), do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). Roque Citadini deixa as funções do cargo prestes a completar 75 anos, idade estabelecida pela Constituição Federal para a aposentadoria compulsória.

Decano dos conselheiros, Antônio Roque Citadini ingressou no Tribunal de Contas paulista desde abril de 1988. Foi Presidente durante seis mandatos (1991, 1998, 2007, 2013, 2019 e 2025) e participou, por outras vezes, do comando administrativo da Casa, como Vice-Presidente e Corregedor.

Em 2025, ano de sua aposentadoria, Roque Citadini exerceu a Presidência da Corte e teve como um dos principais compromissos da agenda a realização da 29ª edição do Ciclo de Debates, oportunidade na qual visitou 20 municípios paulistas levando ao lado de Conselheiros, membros do Colegiado e corpo técnico do TCE as boas práticas administrativas junto aos gestores públicos, locais em que foi reconhecido e homenageado pelos representantes municipais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Citadini também esteve presente na abertura da XXIII Semana Jurídica, no dia 11 de agosto, no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, na Capital – evento tradicional realizado anualmente pela Corte de Contas paulista. 

Na última quinta-feira (14/8), Roque Citadini foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), e recebeu da Casa o ‘Colar de Honra ao Mérito Legislativo’. A sessão solene, proposta e presidida pelo Deputado Barros Munhoz, foi prestigiada por parlamentares, membros do Colegiado, Diretores e Procuradores, servidores do TCE e autoridades paulistas, além de Conselheiros de outros Tribunais de Contas do Brasil.

Na segunda-feira (18/8), recebeu pelo Instituto e Fundação Butantan, uma placa de agradecimento, em reconhecimento à sua dedicação, competência e contribuição para o fortalecimento da fiscalização e da transparência na gestão pública, e pelo apoio e empenho pelo desenvolvimento da saúde pública em São Paulo e no Brasil.

. Trajetória

Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Roque Citadini chegou à Corte de Contas paulista em 5 de abril de 1988, meses antes da promulgação da Constituição Federal. 

Antes de ingressar no Tribunal, foi Consultor Jurídico da Câmara Municipal de São Paulo, Advogado credenciado junto ao Tribunal Regional Eleitoral; Assessor Jurídico da Prefeitura Municipal de Santo André; Advogado do Sindicato dos Condutores de Veículos; Diretor Administrativo e Diretor-Presidente da Companhia de Gás de São Paulo (Comgas) e membro do Conselho de Administração da Companhia Energética de São Paulo (CESP), da Eletropaulo e da Companhia Paulista de Força e Luz.

Fonte Oficial: https://www.tce.sp.gov.br/6524-decano-conselheiros-roque-citadini-se-aposenta-tribunal-contas

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Proibição de discriminar bolsistas em escolas particulares segue à Câmara

CI sabatina nesta terça indicados para agências reguladoras