A Corregedoria Nacional de Justiça acompanhará, neste domingo (28/9), a realização da segunda edição do Exame Nacional dos Cartórios (Enac). Uma equipe do órgão visitará um dos locais de prova em Brasília, na Unieuro, Campus Asa Sul, e, por meio de um painel interativo, receberá informações sobre a aplicação das provas em todo o país.
O painel virtual foi desenvolvido pela Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pela realização do Enac. Ao todo, 9.195 inscrições foram recebidas, sendo 1.493 inscritos como pessoa negra, dois como quilombola, dez como indígena e 511 como pessoa com deficiência.
O Enac foi instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para promover a padronização de alta qualidade do processo seletivo para a titularidade dos serviços notariais e de registro no Brasil e para democratizar o acesso a esses cargos.
O Exame tem caráter eliminatório, mas não classificatório. Mediante a aprovação, os interessados ficam habilitados a se inscreverem em concursos públicos realizados pelos tribunais de justiça dos estados e do Distrito Federal e territórios, destinados ao preenchimento dessas vagas.
Agência CNJ de Notícias
Fonte Oficial: Portal CNJ
