in

no Maranhão, juiz vota com auxílio de recurso visual — Tribunal Superior Eleitoral

Na última quinta-feira (8), o juiz Ferdinando Serejo, do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), inovou na sessão plenária da Corte ao apresentar um voto com o uso de recurso visual. A técnica, conhecida como visual law, busca facilitar o entendimento de decisões judiciais por parte de quem ouve e assiste a uma sessão de julgamentos.

No visual law, uma ilustração acompanha o que é dito, com a representação de conceitos jurídicos complexos por meio de gráficos, diagramas, fluxogramas e infográficos. No Tribunal maranhense, Ferdinando Serejo coordena o Laboratório de Inovação da Corte.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Com o recurso visual, é possível apresentar informações de maneira mais clara, concisa e acessível, o que beneficia tanto profissionais do Direito quanto o público em geral. A ideia é melhorar a comunicação com o público externo e também tornar mais rápidos os julgamentos de questões repetitivas”, declarou Serejo.

Recursos que facilitam o entendimento

A apresentação em visual law do juiz, feita durante o julgamento de um embargo em Agravo de Prestação de Contas Eleitorais, foi elaborada por servidoras e servidores do gabinete do magistrado e levou em consideração a linguagem correta, cores, imagens, fontes e ilustrações para chamar a atenção para o conteúdo disponibilizado.

Ao final do voto de Serejo, o presidente do TRE do Maranhão, desembargador José Luiz Oliveira de Almeida, e os demais integrantes da Corte Eleitoral elogiaram a iniciativa do colega, manifestando interesse em também fazer uso da técnica. Cabe ressaltar que o visual law não exclui o voto escrito, uma vez que o texto permanece disponível no processo para a análise dos magistrados.

JM/EM, DM com informações da Assessoria de Comunicação do TRE-MA

Leia mais:

14.02.2024 –Justiça Eleitoral pelo Brasil: ações do TRE-PE preservam o meio ambiente

07.02.2024 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: Aracruz (ES) inicia regularização de títulos de indígenas

31.01.2024 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: municípios do Amazonas vão ganhar Ouvidoria da Mulher

29.01.2024 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE do Pará lança chatbot para auxiliar eleitorado

18.01.2024 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-TO encaminha mais de 1,5 tonelada de papel para reciclagem

10.01.2024 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-GO recebe representantes do Fórum de Defesa da Democracia

27.12.2023 –Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-TO é referência em ações voltadas para indígenas e quilombolas

30.11.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-RS incentiva doações para afetados pelas inundações no estado

26.10.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: cartórios catarinenses realizam atendimento volante em municípios do interior

Fonte Oficial: https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2024/Fevereiro/justica-eleitoral-pelo-brasil-no-maranhao-juiz-vota-com-auxilio-de-recurso-visual.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Dispensa de motorista com transtorno afetivo bipolar é julgada discriminatória

OAB e ESA Nacional ofertam mais de 10 mil bolsas de pós-graduação gratuitas – OAB