in

Eleitor que mora fora do país vota nas eleições municipais? — Tribunal Superior Eleitoral

Se você mora fora do Brasil e tem dúvidas se precisa votar nas Eleições Municipais 2024, não se preocupe. Todos os brasileiros e brasileiras que vivem em outro país e têm mais de 18 anos – com exceção dos idosos com mais de 70 anos e dos analfabetos – são obrigados a votar somente nos pleitos para presidente e vice-presidente da República.

Isso ocorre porque a votação em trânsito – procedimento por meio do qual o eleitorado pode votar em uma cidade diferente daquela em que está o seu domicílio eleitoral – só ocorre em ano de eleições gerais.

Mas, atenção: a regra é válida apenas para a eleitora ou o eleitor com título registrado na Zona Eleitoral do Exterior (ZZ), ou seja, que transferiu o documento para o exterior. Portanto, se ainda não atualizou seu endereço na Justiça Eleitoral, confira aqui as orientações de como fazer.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A transferência eleitoral só será admitida se satisfeito, entre outros critérios, o tempo mínimo de três meses de vínculo com o novo endereço. O prazo para realizar essa operação vai até 8 de maio. Após essa data, o cadastro eleitoral estará fechado para a organização do pleito.

E se eu estiver temporariamente fora do país?

Se o eleitor não estiver no Brasil nos dias de votação, poderá apresentar justificativa de ausência de comparecimento por meio de uma dessas opções:

A justificativa pode ser apresentada até 60 dias após cada turno. É possível ainda justificar a ausência até 30 dias contados da data do retorno ao Brasil.

JV/LC

Fonte Oficial: https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2024/Fevereiro/eleitor-que-mora-fora-do-pais-vota-nas-eleicoes-municipais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

confira 6 pontos essenciais sobre o Fundo Eleitoral — Tribunal Superior Eleitoral

STF condena mais 15 pessoas por atos antidemocráticos de 8/1 e amplia denúncias contra outras 29 – STF