in

OAB celebra o aniversário de 50 anos da seccional de Rondônia – OAB

Advogadas e advogados de Rondônia celebram, neste domingo (18/2), o aniversário de 50 anos da OAB-RO. Durante meio século, a unidade, que reúne mais de 10 mil inscritos distribuídos nas 18 subseções, empreendeu esforços em modernizar processos e adotar tecnologias para democratizar o acesso aos serviços da instituição, além de dar atenção especial à igualdade de gênero.

De acordo com o presidente Márcio Nogueira, a história da seccional é anterior, inclusive, à criação de Rondônia, que tem 42 anos. “É impossível pensar no estado sem identificar um papel de protagonismo da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Rondônia. Nós surgimos antes dele, em 1974, há 50 anos, quando 22 homens corajosos e uma mulher corajosa se uniram e conseguiram convencer o Conselho Federal de que aqui vivia gente que merecia atenção dessa entidade já tão importante nacionalmente”, contou.

Histórico

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Fundada em 18 de fevereiro de 1974, a OAB-RO estruturou na localidade a atividade dos profissionais da advocacia. Até essa época, cresceu o número de advogados tanto na capital, Porto Velho, quanto em Guajará-Mirim, os então dois municípios do Território Federal de Rondônia.

Naquele ano, foi criada a seccional com participação de 22 advogados e apenas uma advogada, sendo constituída sua primeira diretoria: Fouad Darwich Zacharias (presidente), José Mário Alves da Silva (vice-presidente), Odacir Soares Rodrigues (1º secretário), Francisco Geraldo Balbi Filho (2º secretário) e Pedro Origa Neto (diretor-tesoureiro).

No mesmo período, foram criadas dez subseções instaladas nos municípios: Alvorada D’Oeste, Ariquemes, Cacoal, Colorado D’Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Pimenta Bueno, Presidente Médici, Rolim de Moura e Vilhena, tendo três delegacias nos municípios de Buritis, Costa Marques e Machadinho D’Oeste.

Atualmente, a OAB-RO tornou-se uma instituição não somente dos advogados, mas também de toda a sociedade.

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/61939/oab-celebra-o-aniversario-de-50-anos-da-seccional-de-rondonia.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Suspensão de decretos que desobrigam vacina para matrícula em escolas de SC é destaque no “Supremo na Semana” – STF

Conselho Federal e seccionais acionam STF e PGR para assegurar sigilo da advocacia – OAB