in

Inscrições para o Programa Jovem Senador 2024 estão abertas — Senado Notícias

As inscrições para participar do concurso de redação do Programa Jovem Senador de 2024 já estão abertas e vão até o dia 30 de abril. Os estudantes serão escolhidos por meio de um concurso de redação e os selecionados terão a oportunidade de participar da Semana de Vivência Legislativa em Brasília, entre 5 e 9 de agosto.

O tema da redação  desta edição é: “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”

O Jovem Senador é realizado anualmente com estudantes de até 19 anos de idade do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, e a avaliação da redação ocorre na própria instituição de ensino do participante. Todo o material necessário para a inscrição no concurso, como a ficha de inscrição e a folha de redação, pode ser acessado aqui 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na etapa inicial, cada escola escolhe a melhor redação, que é encaminhada para a Secretaria de Educação estadual. A secretaria então seleciona os três melhores textos, sem estabelecer uma ordem de classificação. O Senado escolhe a melhor redação de cada estado, e o autor ou autora do texto selecionado se torna um jovem senador ou senadora, representando sua região na Semana de Vivência Legislativa em Brasília.

Programa 

O objetivo do Programa Jovem Senador é fomentar a reflexão dos jovens estudantes sobre política, democracia e o exercício da cidadania, bem como proporcionar o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo e estimular o relacionamento permanente do jovem cidadão com o Senado. O programa funciona por meio de simulação, no Plenário do Senado e nas salas de comissões parlamentares, durante a Semana de Vivência Legislativa, e é transmitido pelos canais de comunicação da Casa.

Estudantes que obtêm a primeira colocação no concurso, bem como seu professor orientador, são habilitados a participarem das simulações em Brasília. É vedada a participação de jovens senadores que já tenham atuado no projeto. O Senado arca com todos os gastos necessários para a execução do programa, despesas de deslocamento, seguro viagem, hospedagem, alimentação e traslado para os estudantes e professores.

Confira o cronograma do Programa Jovem Senador de 2024

Final das inscrições 30/04/2024
Seleção da etapa estadual 24/05/2024 
Seleção da etapa Senado 05/06/2024 
Anúncio dos vencedores até 21/06/2024 
Semana de Vivência Legislativa 05/08 a 09/08/2024

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte Oficial: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2024/02/22/inscricoes-para-o-programa-jovem-senador-2024-estao-abertas.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Os textos, informações e opiniões publicados neste espaço são de total responsabilidade do(a) autor(a). Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Portal do Magistrado.

Portaria Ribp-DUAR nº 356, de 15 de janeiro de 2024 – AASP

TSE inicia análise das resoluções das Eleições 2024 na terça-feira (27) — Tribunal Superior Eleitoral