in

Clica e Confirma aborda estreia das federações partidárias nas Eleições Municipais 2024 — Tribunal Superior Eleitoral

O programa Clica e Confirma desta semana destaca a presença das federações partidárias nas Eleições Municipais 2024, que acontecem no dia 6 de outubro. Esta será a primeira eleição municipal a contar com a participação delas. No quadro Bate-Papo, o secretário judiciário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bruney Brum, explica como as federações devem se comportar na campanha eleitoral.

O episódio desta sexta-feira (29) traz, ainda, notícias de destaque da Justiça Eleitoral, como a ação de inclusão promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) que leva aos povos indígenas e quilombolas diversos serviços, entre eles a possibilidade de tirar o título eleitoral com mais facilidade. Quem conta essa história é a repórter Daniela Ramalho, que esteve em Alagoas para acompanhar essa ação junto aos quilombolas.

O Clica continua a falar das resoluções das Eleições 2024, aprovadas pelo Plenário do TSE. Desta vez, o programa explica a norma que trata do Registro de Candidaturas. Entre outras regras, ela prevê que as listas apresentadas pelas federações e pelos partidos devem ter ao menos uma pessoa de cada gênero nas candidaturas para o cargo de vereador. Além disso, candidatas e candidatos deverão informar sobre identidade de gênero, etnia indígena e se são de comunidade quilombola.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O programa

É possível ouvir e baixar o Clica e Confirma na seção Rádio do TSE ou no canal do TSE no Spotify e nas plataformas Google Podcasts e Apple Podcasts.

Produzido pela Secretaria de Comunicação e Multimídia do TSE, o programa também é veiculado pela Rádio Justiça e por outras emissoras parceiras da Justiça Eleitoral em todo o país.

JM/MM

Fonte Oficial: https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2024/Marco/clica-e-confirma-aborda-estreia-das-federacoes-partidarias-nas-eleicoes-municipais-2024.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

presidente francês recebe as boas-vindas de Rodrigo Pacheco — Senado Notícias

Vídeo: Emmanuel Macron, presidente da França, visita o Congresso – 28/3/24