in

No CNJ, OAB prestigia posse de novo conselheiro representante do TST – OAB

O representante institucional da OAB no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Mansour Elias Karmouche, participou, nesta terça-feira (5/3), da cerimônia de posse do conselheiro Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha. Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT-1), ele ocupará vaga destinada ao Tribunal Superior do Trabalho (TST). Também compareceram à posse os conselheiros da advocacia no colegiado Marcos Vinícius Jardim e Marcello Terto.

O magistrado irá substituir a conselheira Jane Granzoto na cadeira dos representantes da Justiça trabalhista. Juiz do Trabalho desde 1991, Alexandre Bastos Cunha é especialista em Negociação Coletiva e Direito Sindical pela Universidade Complutense de Madri (Espanha), e foi promovido a desembargador em 2005, no TRT-1.

Mansour felicitou o novo conselheiro em nome da advocacia e comparou o CNJ a um “trem”, “uma locomotiva”. “Para em algumas estações, e alguns descem, outros sobem, outros permanecem: é um trabalho de construção perene”. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Cada um que vem aqui coloca um tijolo e acrescenta muito a esse amálgama tão necessário, que é importante para a formação de uma sociedade mais justa, mais fraterna, que também faz com que nós possamos ter realmente um Judiciário mais proativo, mais abrangente em todos os aspectos para a nossa sociedade brasileira”, disse Mansour. 

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, Luís Roberto Barroso, enalteceu o currículo do novo membro do colegiado, e, de forma descontraída, destacou que “todos que se referem à vossa excelência abrem um sorriso e dizem que o senhor é uma pessoa formidável”.

Empossado, Alexandre Teixeira de Freitas Bastos Cunha disse que chega ao Conselho “para somar”. Em seu discurso, ressaltou a importância do CNJ na “construção de uma sociedade cada vez mais livre, justa e solidária”.

O CNJ é composto por 15 integrantes, sendo que nove são do Poder Judiciário, indicados por STF, STJ (Superior Tribunal de Justiça) e TST. Os outros seis são advogados e procuradores indicados pela OAB, PGR (Procuradoria-Geral da República), Senado e Câmara dos Deputados. 

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/61993/no-cnj-oab-prestigia-posse-de-novo-conselheiro-representante-do-tst.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

TSE reconhece fraude à cota de gênero praticada pelo MDB nas Eleições 2020 em Muriaé (MG) — Tribunal Superior Eleitoral

STF veda candidato que responde a processo criminal em curso de formação da PMMG – STF