in

TRE-CE promove audiências e atendimento ao eleitorado do Cariri — Tribunal Superior Eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) realizou, na última semana, diversas programações na região do Cariri, interior do estado. No período, foram prestados serviços a pessoas em vulnerabilidade social, audiências públicas, sessões de julgamento, o 1º Congresso Regional Eleitoral do Cariri e outorgas de medalhas de mérito eleitoral.

De segunda (18) a domingo (24), a Unidade Móvel do TRE-CE estacionou nas ruas de Juazeiro do Norte, levando serviço itinerante à população da região. Ao todo, foram realizados 1.358 atendimentos, entre alistamentos, transferências de domicílio, revisões de cadastro, entre outros.

O Regional também promoveu ação no âmbito da Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades (PopRuaJud), disponibilizando atendimento às pessoas beneficiárias do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) do município.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Combate à desinformação

Por meio da Ouvidoria e da Ouvidoria da Mulher, o Regional promoveu, nos dias 20, 21 e 22, audiências públicas nos municípios de Barbalha, Crato e Juazeiro do Norte, respectivamente.

Nas duas primeiras, o tema central foi o combate à desinformação nas Eleições 2024. Ambas foram finalizadas com palestras sobre inteligência artificial, ministradas pelo assessor de Segurança da Informação do TRE-CE, Lauro Salmito Pinheiro. A última audiência abordou as Metas Nacionais da Justiça Eleitoral (JE) para o ano de 2025. Na ocasião, a população contribuiu para a discussão, apresentando propostas.

Sessões de julgamento

Nos mesmos dias e locais, as audiências foram seguidas de sessões de julgamento, com a presença dos membros da Corte no Cariri. Foi a primeira vez que sessões foram realizadas fora da sede do Regional, localizada na capital, Fortaleza.

De acordo com o presidente do TRE-CE, desembargador Raimundo Nonato Silva Santos, “o nosso objetivo com essas ações é colocar o TRE em movimento, transportando, assim como os serviços eleitorais, as atividades administrativas e jurisdicionais da Justiça Eleitoral cearense para todo o estado, visando dar ainda mais transparência ao nosso trabalho perante o eleitorado”.

Desafios da JE no mundo digital

Durante os três dias, foram realizados painéis de debate no 1º Congresso Regional Eleitoral do Cariri, no Centro de Convenções da região. Iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral Cearense (EJEC), a programação teve como tema central “Os Desafios da Justiça Eleitoral no Mundo Digital”.

Homenagens

Por fim, no mesmo local, o TRE-CE promoveu a outorga de duas medalhas. Na noite de 21 de março, cinco personalidades foram agraciadas com a Comenda de Mérito ao Ouvidor 2024. Já na noite de 22 de março, foi realizada a primeira edição de entrega da Medalha de Mérito Eleitoral Padre Cícero Romão Batista, em sessão solene.

Confira os registros dos eventos.

LC/DM com informações da Assessoria de Comunicação do TRE-CE

Fonte Oficial: https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2024/Marco/justica-eleitoral-pelo-brasil-tre-ce-promove-audiencias-e-atendimento-ao-eleitorado-do-cariri.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Chico Rodrigues elogia atuação do Senado em 200 anos — Senado Notícias

PEC sobre drogas recebe elogios e críticas em terceira sessão de discussão — Senado Notícias