in

CANPAT 2024: Justiça do Trabalho participa de lançamento da Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho

19/4/2024 – A Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego,  lançou nesta quinta-feira (18) a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT) 2024. A ação anual tem o objetivo conscientizar empresas e trabalhadores (as) sobre um ambiente de trabalho seguro e saudável e terá como tema “Segurança em máquinas e equipamentos”.

O evento de lançamento da campanha contou com a participação de representantes de diversas instituições e entidades do mundo do Trabalho, incluindo de trabalhadores, empregadores e dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A juíza Ananda Tostes Isone, gestora nacional do Centro-Oeste no Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho, representou o judiciário trabalhista em nome do presidente do Tribunal Superior do Trabalho e do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, ministro Lelio Bentes Corrêa, e do gestor nacional do Programa Trabalho Seguro, ministro Alberto Balazeiro, que não puderam participar do evento.

Acidentes de Trabalho no Brasil

De acordo com dados divulgados ano passado pelo Ministério do Trabalho e Emprego apontam que, em 2022, o Brasil registrou 612,9 mil acidentes de trabalho, o que representa 69 acidentes por hora ou 1,15 acidente por minuto. Em 2023, 2.538 acidentes resultaram em mortes e quase 19 mil geraram incapacitações permanentes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Sobre o impacto dos acidentes na economia, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) alertou em 2013 que o mundo perde 4% do Produto Interno Bruto (PIB) em decorrência de acidentes e doenças do trabalho. No Brasil, com base no PIB de 2022, a estimativa apresentada pelo MTE é de que os prejuízos gerados pelos acidentes de trabalho podem ter alcançado a cifra de R$ 396 bilhões, com custos e perdas para empregados (as), empresas, poder público e a sociedade em geral. 

Abril Verde

O Abril Verde, mês da saúde e segurança no trabalho, possui duas datas importantes: o Dia Mundial da Saúde, 7 de abril, e o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho,  28 de abril. Ambas enfatizam a necessidade de atenção à saúde e à segurança dos trabalhadores e das trabalhadoras.

Uma das atividades do Abril Verde do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho este ano será a realização, nos dias 23 e 24 de abril, do “Seminário Democracia é inclusão: impactos da informalidade na saúde e segurança do trabalho”. O evento será promovido no Tribunal Superior do Trabalho, em Brasília, e ainda está com inscrições abertas.

Saiba mais: Últimos dias para se inscrever em seminário sobre impactos da informalidade na saúde e segurança do trabalho

(Secom/TST – Com informações da Agência Brasil)

Fonte Oficial: TST

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

STF divulga relatório de gestão com formato mais objetivo e linguagem acessível

Legal G20: economia, tecnologia e saneamento básico pautam os painéis do segundo dia