O senador Laércio Oliveira (PP-SE), em pronunciamento no Plenário nesta quinta-feira (18), ressaltou a relevância das micros e pequenas empresas para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. O parlamentar destacou a diversidade dos empreendimentos, que representam culturas, hábitos, ideologias e objetivos distintos, mas compartilham o compromisso com o progresso do país.
— Todos esses serviços de que dispomos são oferecidos por micros e pequenas empresas e pelos empreendedores individuais. Esses segmentos do setor de serviços reúnem mais de 18 milhões de negócios, que fazem parte da vida cotidiana do brasileiro. Contudo, sozinhos, sem a nossa ajuda, não conseguirão manter-se de pé — disse.
O senador voltou a defender a desoneração ampla da folha de pagamentos, prevista na reforma tributária. Ele enfatizou que é necessário o apoio do governo e do Congresso Nacional para garantir a saúde financeira desses empreendimentos e a manutenção dos empregos por eles gerados. Laércio ressaltou ainda que, apesar de serem pequenos em tamanho, os negócios têm um impacto significativo na economia nacional, contribuindo para a maior parte do PIB.
— Essas empresas formiguinhas, como são chamadas, juntas, geram 27% do PIB. Os pequenos negócios empregam 52% dos trabalhadores com carteira assinada no país, que compreendem 40% de toda a folha de salários paga no Brasil. São verdadeiramente uma constelação de pequenas estrelas da nossa economia — explicou.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte Oficial: Agência Senado