O Superior Tribunal de Justiça (STJ) sediou, nesta segunda-feira (2), uma reunião técnica de representantes da Rede Virtual de Bibliotecas (RVBI). Essa foi a primeira de duas reuniões que devem ser realizadas – a segunda ocorrerá na quarta (4) – para discutir os termos da implantação do sistema Folio em toda a RVBI.
O principal objetivo da reunião da manhã desta segunda-feira foi compreender o fluxo de trabalho e a política de circulação do acervo das bibliotecas da rede. Participaram do encontro Alexander Soto, em nome da empresa desenvolvedora do software, e representantes das bibliotecas do Senado Federal (entidade coordenadora da RVBI), do STJ, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), da Câmara dos Deputados, do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal Militar (STM), do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), da Câmara Legislativa do Distrito Federal, do Conselho da Justiça Federal (CJF), do Ministério da Justiça e Segurança Pública e da Advocacia-Geral da União (AGU).
O encontro foi aberto pela secretária de Biblioteca e Jurisprudência do STJ, Barbara Brito, que deu as boas-vindas aos representantes da RVBI e desejou a todos um “excelente e frutífero trabalho ao longo da semana”.
Sistema é plataforma de serviços de biblioteca de código aberto
De acordo com Tiago Silva de Carvalho, servidor da Biblioteca Ministro Oscar Saraiva, do STJ, as tratativas para substituição do atual sistema de gestão para o Folio começaram em março de 2024, com a migração do banco de dados conjunto e com reuniões semanais realizadas virtualmente entre os representantes da empresa vencedora da licitação, EBSCO Information Services, e os integrantes da RVBI.
Para Carvalho, uma das vantagens da adoção do novo sistema é o fato de que o Folio é um serviço totalmente integrado à nuvem, que permite o acesso por aplicativos baseados na internet a partir de qualquer dispositivo. Além disso, é um software de código aberto, o que possibilita a customização de suas funções e interface conforme as necessidades de cada biblioteca da rede.
Outro ponto positivo apontado pelo servidor é a ferramenta EBSCO Discovery Service (EDS). Segundo Carvalho, o recurso viabilizará uma pesquisa integrada não apenas do catálogo em conjunto com a rede, mas também do acervo de bibliotecas particulares – como a Biblioteca Digital Jurídica (BDJur).
O sistema Folio deve estar em pleno funcionamento nas bibliotecas da RVBI em dezembro de 2024.
A Rede Virtual de Bibliotecas
A RVBI é uma rede cooperativa de bibliotecas, coordenada pela Biblioteca do Senado Federal, que congrega recursos bibliográficos, materiais e humanos de 12 bibliotecas da administração pública federal e do governo do Distrito Federal, dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, com o objetivo de atender às demandas de informações bibliográficas de seus órgãos mantenedores.
O acervo da RVBI tem como prioridade temática a área do direito, especificamente doutrina, mas abrange também outras áreas das ciências humanas e sociais. Cada biblioteca da rede possui uma base administrativa com os dados particulares de sua coleção, usuários e fornecedores. Essas bases, por sua vez, compõem-se de vários registros inter-relacionados e organizados de forma a atender às necessidades de informação dos usuários e a promover o intercâmbio e a interação dessas informações.
Fonte Oficial: Portal STJ