in

Encontro reúne especialistas para discutir aprimoramento da gestão de precatórios e RPVS

O aprimoramento da gestão e do pagamento dos precatórios, que são dívidas do setor público reconhecidas pela Justiça, são o centro das discussões da edição 2024 do Encontro Nacional de Precatórios 2024, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nesta terça (29/10) e quarta-feira (30/10), na sede do órgão, em Brasília. Um dos temas destacados na abertura foi a construção do Sistema Nacional de Gestão de Precatórios e Requisições de Pequenos Valores (SisPreq), que busca aprimorar o monitoramento dos pagamentos devidos pelos entes públicos. 

Presidente do Fórum Nacional de Precatórios, o conselheiro Bandeira de Mello ressaltou a relevância do encontro nacional, que discute o tem a partir das visões dos advogados, dos defensores, da Advocacia-Geral da União (AGU), das procuradorias estaduais e até mesmo dos titulares de precatórios que eventualmente aguardam pagamento.   

“Esse encontro tem uma composição mais ampla do que o Comitê Nacional de Precatórios. Justamente por isso, queremos que seja um espaço democrático de debate, para que possamos reunir subsídios para orientar as posturas futuras do nosso Comitê”, declarou.  

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O corregedor-geral do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Vieira de Mello Filho, representou o presidente da corte na solenidade. O ministro afirmou que debate a respeito dos precatórios é extremamente relevante para o Judiciário brasileiro, mas especialmente para a Justiça do Trabalho. 

“Esse é um dos maiores gargalos que temos, com uma série de problemas incidentais que têm ocorrido e trazido uma grande preocupação. Por isso, parabenizo este Conselho por trazer esse tema para a pauta, cumprindo o seu papel de garantir a efetividade do Poder Judiciário”, enalteceu. 

Na sequência, houve a apresentação de detalhes do Sispreq e a realização de duas mesas de debates para discutir os seguintes temas: “As competências delegadas aos juízes gestores de precatórios” e “Provimento de cargos técnicos de assessoramento no setor de precatórios.  

Acesse a programação completa do evento 

No período da tarde, estão previstas mais quatro palestras: “Selic — Metodologia de cálculo e regra de transição”, “Pagamento direto da Requisição de Pequeno Valor pelo ente devedor”, “Sequestro direcionado para contas de livre movimentação dos entes” e “O Regime Geral e o pagamento de precatórios na perspectiva dos estados e municípios. 

O evento prossegue nesta quarta-feira (30/10), com mais seis palestras. A solenidade de encerramento está marcada para 17h. 

Reveja a programação da manhã desta terça-feira (29/10) no canal do CNJ no YouTube

Acompanhe a programação completa

29/10

Tarde

 

30/10

Manhã

Tarde

 

Texto: Thays Rosário  
Edição: Thaís Cieglinski 
Agência CNJ de Notícias 

Fonte Oficial: Portal CNJ

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Projeto que cria política de alfabetização de jovens e adultos vai à Câmara

Frente Parlamentar da Polícia Penal vai a Plenário