A solenidade de entrega dos troféus do XV Prêmio Conciliar É Legal será realizada na segunda, 19 de maio, às 14h, no Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em Brasília. Mais de 60 iniciativas voltadas para a pacificação de conflitos foram inscritas nessa edição da premiação.
A cerimônia contará com a presença dos ministros Luís Roberto Barroso, presidente do CNJ; Mauro Campbell Marques, corregedor do CNJ; Marco Buzzi, membro do Comitê Gestor da Conciliação; e Aloysio Corrêa da Veiga, presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST). O evento será transmitido ao vivo pelo canal do CNJ no YouTube.
XV Prêmio Conciliar É Legal
O Prêmio Conciliar é Legal identifica, premia, dissemina e estimula a realização de ações de modernização no âmbito do Poder Judiciário que estejam contribuindo para a aproximação das partes, a efetiva pacificação e, consequentemente, o aprimoramento da Justiça.
Em sua 15.ª edição, o prêmio reconhecerá iniciativas de sucesso em duas modalidades: Boas Práticas, com projetos que buscam a solução de conflitos por meio de decisões consensuais das partes; e Produtividade, a partir do desempenho dos tribunais medido pelo Índice de Composição de Conflitos (ICoC).
A modalidade Boas Práticas reconhecerá ações em sete categorias: (1) Tribunal; (2) Juiz Individual; (3) Instrutores de Mediação e Conciliação; (4) Ensino Superior; (5) Mediação e Conciliação Extrajudicial; (6) Demandas Complexas ou Coletivas; e (7) Advocacia. Já a modalidade Produtividade premiará os esforços de tribunais estaduais, federais e trabalhistas que alcançaram o maior Índice de Composição de Conflitos (ICoC) dentro de seu segmento da Justiça.
Serviço
Cerimônia de Premiação do XV Prêmio Conciliar é Legal
Data: 19 de maio de 2025
Horário: 14h
Local: Plenário do Conselho Nacional da Justiça e pelo canal do CNJ no YouTube
Agência CNJ de Notícias
Fonte Oficial: Portal CNJ