15/05/2025 – SÃO PAULO – A Corte de Contas paulista realizou na terça-feira (13/5), às 9h00 da manhã, na sede do Memorial do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), na Capital, um encontro para celebrar os 70 anos da Polícia Militar (PM) Feminina no Estado de São Paulo, comemorado em 12 de maio.
Com a presença de mulheres integrantes da Assessoria Polícia Militar do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (APMTCE), o encontro ofereceu palestras, oficinas e ações de reconhecimento e de conscientização sobre o papel das mulheres na PM de São Paulo.
A abertura do evento foi realizada pelo Chefe de Assessoria da Polícia Militar do TCESP, Tenente Coronel da PM Alberto Luis Silva, que, em breves palavras, agradeceu a presença dos colaboradores para a realização das atividades, em especial, às policiais femininas lotadas na APMTCE.
Na sequência, presente no encontro, a Conselheira Vice-Presidente do TCESP, Cristiana de Castro Moraes, discursou sobre a importância da celebração, do reconhecimento e sobre o papel das policiais na Instituição Policial Militar. Ao final, a Conselheira entregou presentes às policiais, como uma forma de reconhecimento pela data.
“Eram poucas (13) mas determinadas, abriram as portas e mostraram que a Segurança Pública também é lugar da mulher. Parabéns a todas as mulheres da Polícia Militar do Estado de São Paulo”, celebrou a Conselheira Vice-Presidente do TCESP, Cristiana de Castro Moraes.
O encontro também contou com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) Aclimação e da rede Sorridents que acrescentaram à programação especial palestras sobre boas práticas de saúde, bem-estar e autocuidado. As atividades foram complementadas por um café da manhã, proporcionando um momento de integração e acolhimento às participantes.
. Pioneiras
A data de 12 de maio de 1955 marca o início da Polícia Militar Feminina no Estado de São Paulo, quando 13 mulheres pioneiras – consideradas “as 13 mais corajosas” – começaram um curso intensivo, iniciativa que marcou a entrada feminina na Segurança Pública do Estado e do Brasil.
Ao longo de 70 anos expandiram sua atuação para diversas áreas do policiamento, desde atividades no trânsito na década de 60, à formação da primeira turma de soldados femininas nos anos 1980, o avanço da década seguinte ao serem integradas às equipes de patrulhamento, atravessando o novo milênio com conquistas na ocupação de funções estratégicas e especializadas como inteligência e ensino, ações sociais, policiamento ambiental e rodoviário, assim como na unificação dos quadros masculino e feminino, concorrendo em igualdade de condições para todos os cargos e funções.
Fonte Oficial: https://www.tce.sp.gov.br/6524-tce-promove-homenagem-aos-70-anos-policia-militar-feminina-estado-sao-paulo