in

Simonetti destaca atuação da OAB em prol da paridade de gênero durante congresso internacional

Em reconhecimento à sua contribuição para o fortalecimento da equidade de gênero no meio jurídico, o presidente do Conselho Federal da OAB, Beto Simonetti, recebeu o título de Associado Honorário da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica (ABMCJ). A honraria foi concedida durante o 25º Congresso da Federação Internacional de Mulheres de Carreira Jurídica, realizado nessa quarta-feira (28/5). 

“Este título representa mais do que uma distinção honorífica. É uma convocação ética. Uma convocação institucional. Uma convocação afetiva. Como presidente da OAB Nacional, tenho buscado honrar essa convocação com ações concretas”, declarou Simonetti.

O presidente nacional da OAB aproveitou a ocasião para destacar as ações da entidade voltadas à ampliação da participação feminina no âmbito da Ordem. “Implantamos a paridade de gênero nas eleições do Sistema OAB. Tipificamos o assédio moral, sexual e a discriminação como infrações ético-disciplinares. Publicamos a primeira obra jurídica escrita exclusivamente por juristas negras. Lançamos a Cartilha de Prerrogativas da Mulher Advogada, que é referência nacional para as mais de 750 mil advogadas brasileiras”, elencou.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Beto Simonetti ainda renovou os compromissos do Conselho Federal em relação ao tema. “Temos adaptado nossas estruturas físicas com fraldários e salas de amamentação, e orientado os demais órgãos do Sistema de Justiça a implementar mudanças de acordo com as especificidades de gênero. Nada disso é concessão. Tudo isso é compromisso. E esse compromisso se renova nesta cerimônia”, afirmou.

Comenda Miriam Sales

Durante o evento, a Medalha Rui Barbosa Cléa Carpi, a ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Edilene Lôbo e a ex-deputada federal pelo PP-PI e diretora de Administração e Finanças do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Margarete Coêlho, receberam da presidente da ABMCJ, Manoela Gonçalves, a Comenda Miriam Sales. A homenagem é outorgada aos que, de forma relevante, contribuem ou tenham contribuído para o cumprimento dos objetivos da ABMCJ e para as ações da instituição em prol da equidade, a redução das desigualdades e o respeito aos direitos humanos das mulheres.

Fonte Oficial: OAB

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

TCE realiza encontro para debater a Securitização da Dívida Pública

Congresso pressiona governo a apresentar alternativa à elevação do IOF