As informações sobre o número de Comitês, Grupos de Trabalho e Comissões que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) conduz ou participa foram reunidas no novo Painel de Colegiados. O levantamento levou em consideração os atos normativos de criação e composição que estão vigentes. Segundo os dados, atualmente estão ativos 223 colegiados.
A ferramenta permite ainda a visualização facilitada de informações com separação dos tipos de colegiados, de áreas temáticas, e dos atos normativos que os instituíram, atualizados com a composição mais recente.
Acesse o Painel dos Colegiados
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
No painel, há uma aba específica para acesso a cada um dos 12 tipos de grupos identificados: Comissões Permanentes, Comissões, Comissões Avaliadoras, Comitês, Conselhos, Estratégias, Fóruns, Grupos de Trabalho, Laboratórios, Observatórios, Redes e Outros. Do total, 183 são referentes a atuações internas do CNJ, como suas 14 Comissões Permanentes, coordenadas pelos conselheiros.
Já a participação externa do CNJ está registrada em 40 grupos, como o Comitê de Diversidade e Inclusão da Advocacia-Geral da União e a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), no Ministério da Justiça e Segurança Pública.
No Extrato dos Colegiados é possível verificar a lista completa ou filtrá-la por tipos e/ou áreas temáticas. Entre as áreas temáticas, a maior parte dos colegiados está voltada para a solução de demandas judiciais, seguida por questões de direitos humanos e cidadania, além de assuntos sobre diversidade, inclusão e governança.
Quanto ao tipo, a maior parte são Comitês (32,74%) e Grupos de Trabalho (30,04%). O painel também registra a participação por gênero. Conforme os dados, cerca de 63% da composição dos colegiados é formada por homens.
O levantamento faz parte das ações de transparência, eficiência administrativa e governança baseada em dados.
Texto: Lenir Camimura
Edição: Thaís Cieglinski
Agência CNJ de Notícias
Fonte Oficial: Portal CNJ

