in

Encontro nacional articula propostas para valorização da atuação extrajudicial

“Um dia histórico para os que atuam na advocacia extrajudicial, nos cartórios de registro de imóveis e nos cartórios de notas em todo o Brasil.” Assim o presidente da Comissão Especial de Direito Notarial e Registral da OAB Nacional, Ian Cavalcante, definiu o 1º Encontro dos Presidentes das Comissões sobre o tema, realizado nesta segunda-feira (21/7).

O evento virtual reuniu representantes das seccionais de todos os estados com o objetivo de debater pautas estruturantes para o fortalecimento institucional da advocacia extrajudicial.

Durante a reunião, foram compartilhadas experiências regionais, elaboradas propostas conjuntas e definidos encaminhamentos estratégicos. Para Ian Cavalcante, a articulação entre as comissões estaduais é fundamental para a valorização da atuação da classe no âmbito extrajudicial.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Essa união com todas as seccionais fortalece as demandas conforme cada experiência regional. Unir as vozes, unir as temáticas, as lutas e, também, unir as boas práticas é de suma importância para um fortalecimento necessário e real, respeitando, principalmente, a importância da advocacia em todos esses cenários”,  afirmou o presidente.

Temas prioritários

Durante o encontro, foram discutidos temas prioritários para a atuação da advocacia extrajudicial. Entre eles, estão: honorários advocatícios na via extrajudicial; análise de legislações estaduais sobre emolumentos, incluindo isenções e seus impactos; participação da advocacia em processos de usucapião extrajudicial, inventários e divórcios; criação de normas para fiscalização dos atos notariais e registrais; implementação de um canal nacional de denúncias sobre práticas irregulares; realização de uma pesquisa inédita sobre o panorama da advocacia extrajudicial no país; e ampliação da atuação da ESA Nacional, com foco na capacitação em Direito Notarial e Registral.

Participação ativa nas mudanças legislativas

A reunião também definiu estratégias para a atuação institucional da OAB junto ao Congresso Nacional e ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com o objetivo de acompanhar as propostas legislativas e normativas em andamento correlatas à área.

Outro destaque do Encontro foi a articulação para a realização de dois grandes eventos ainda em 2025: o 1º Encontro Nacional da Advocacia Extrajudicial, previsto para acontecer em São Paulo; e o 2º Congresso Internacional de Direito Notarial e Registral do CFOAB, com participação de entidades como o Operador Nacional do Registro Imobiliário Eletrônico (ONR), o Colégio Notarial do Brasil (CNB) e o Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB).

Fortalecimento da representatividade

Ao final, Ian Cavalcante considerou que a reunião foi mais do que uma troca técnica. Representou o fortalecimento da presença e da representatividade da advocacia nos espaços decisivos do processo de desjudicialização.

“Nós precisamos – e estamos atentos para resguardar a nossa posição dentro desse contexto – e, principalmente, para que nós possamos manter esses espaços e, quem sabe, crescer nas novas legislações em construção”, afirmou.

“Estamos com sentimento de união de todas as entidades, órgãos e associações para que juntos possamos desenvolver cada vez mais a desjudicialização dos serviços, porque nós acreditamos na efetividade desse processo”, concluiu.

Fonte Oficial: OAB

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Em ação da Defensoria de SP, STF reconhece competência da Justiça Federal para ações de alimentos com base em tratado internacional

Empresas em ZPEs terão que usar energia renovável