in

Revisão da Estratégia Nacional formula propostas para novos macrodesafios

O trabalho de revisão da Estratégia Nacional do Poder Judiciário para o período de 2027-2032 deve ser consolidado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelos órgãos de todos os ramos da Justiça até o final de agosto. Sob coordenação da Rede de Governança Colaborativa, as discussões sobre os itens estratégicos — missão, visão, valores e macrodesafios — devem embasar a proposta de Resolução da Estratégia Nacional para o próximo período.

Durante a 4.ª reunião do Comitê Gestor Nacional da Rede de Governança Colaborativa, realizada nesta segunda-feira (4/8), foram apresentadas as propostas já discutidas pelos comitês regionais e pelo CNJ. Entre os pontos de debate está o reforço na aplicação da linguagem simples. Além disso, esses grandes temas serão objeto de consulta pública em outubro.

A atual Estratégia Nacional tem 12 macrodesafios e estará vigente até dezembro de 2026. Os macrodesafios, que são os grandes temas que receberão atenção dos tribunais e conselhos de justiça durante o período de seis anos, também devem ser aprovados pelos presidentes dos tribunais. Essa análise acontecerá durante o Encontro Nacional do Poder Judiciário, que será realizado nos dias 1.º e 2 de dezembro, em Santa Catarina.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Discussões

Conforme o cronograma do trabalho de revisão da Estratégia, o próximo passo será a realização de debates sobre os macrodesafios com os subcomitês e os comitês regionais de cada segmento. “Queremos ouvir os segmentos do Poder Judiciário sobre o cenário que temos atualmente e o que pode ser aprimorado”, destacou o coordenador do Departamento de Gestão Estratégica (DGE/CNJ), Fábio Cesar Oliveira.

Até final de agosto, a rede de governança consolidará as propostas de missão, visão, valores e macrodesafios.

Texto: Lenir Camimura
Edição: Beatriz Borges
Revisão: Caroline Zanetti
Agência CNJ de Notícias

Fonte Oficial: Portal CNJ

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Podcontas discute sobre papel do Terceiro Setor para a Saúde

19 de agosto é o Dia da Luta da População em Situação de Rua