in

STJ vence Grande Prêmio Nacional de Comunicação de 2025

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) venceu o Grande Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça de 2025 com a série para as redes sociais Direito ao Ponto: STJ no Dia do Consumidor. A escolha como o melhor projeto de comunicação entre os órgãos do Sistema de Justiça foi anunciada na última sexta-feira (8), no encerramento do XIX Congresso Brasileiro de Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), em São Luís.

Produzida pela Secretaria de Comunicação do STJ, a série – que também venceu a categoria “Mídia Social” – foi publicada nas redes sociais do tribunal em março do ano passado. Com linguagem acessível e bem-humorada, ela informa a população sobre os direitos do consumidor e mostra como esse conhecimento pode ser aplicado no dia a dia. Com expressivo alcance de usuários, posts sobre venda casadaroubo em estacionamento e golpe do boleto ilustram a iniciativa.

Clique na imagem abaixo para assistir ao primeiro episódio da série premiada (a playlist com todos os episódios pode ser vista aqui):

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE


 


O Grande Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça reconhece o projeto de maior destaque no ano entre todas as iniciativas inscritas, considerando seu impacto, originalidade e relevância para a comunicação social no Sistema de Justiça.

Projetos sobre linguagem simples e podcast sobre reconhecimento fotográfico também foram finalistas

Além da série Direito ao Ponto: STJ no Dia do Consumidor, outras duas iniciativas do STJ ficaram entre as finalistas do prêmio em 2025.

A iniciativa Resumo em linguagem simples: notícias jurídicas que todo mundo pode entender foi criada para aproximar o cidadão das decisões do tribunal. Ela oferece versões resumidas e simplificadas das notícias do portal do STJ, facilitando o entendimento de conteúdos jurídicos por leitores não especializados e promovendo transparência, inclusão e acesso à informação. O projeto está alinhado ao Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Concorrendo na categoria Podcast e Rádio”, a série Contando Causas – Preto, Pobre e da Periferia: as prisões injustas com base em reconhecimento fotográfico falho retrata situações de injustiça motivadas por reconhecimentos de suspeitos realizados sem as cautelas necessárias. As histórias expõem o impacto do racismo, debatendo o problema com diferentes atores que integram o Sistema de Justiça Criminal.

Experiências que aproximam a sociedade das organizações públicas

O Conbrascom reúne assessores de comunicação social de várias instituições – Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), tribunais de contas e outras – para promover a troca de experiências e ampliar o debate sobre ações que aproximem as organizações públicas dos cidadãos.

A edição deste ano do Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça teve mais de 420 trabalhos inscritos e 80 instituições participantes – um recorde, segundo os organizadores.

Confira todos os vencedores do ano na página do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça

Fonte: STJ

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

CNJ promove webinário com vencedores da categoria Trabalho Acadêmico do Prêmio Memória

Defensoria Pública de SP garante absolvição de pessoa em situação de rua acusada por furto, após provar erro de identificação