O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) anunciou na noite de quarta-feira (3/9) os vencedores da 2.ª edição do Prêmio Inovação do Poder Judiciário, em cerimônia realizada no 5º Encontro Nacional de Laboratórios de Inovação do Judiciário (FestLabs), na sede da Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado do Pará (EJPA).
“Disseminar a criatividade nos diversos órgãos do Judiciário é fundamental para que reconheçamos, reafirmemos e disseminemos as soluções que possuem resultados comprovados na transformação da Justiça brasileira. Somos uma Justiça muito grande, e capilarizada, com desafios distintos e regionais”, disse a conselheira Daniela Madeira, coordenadora do Laboratório de Inovação e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS/CNJ).
Presidente da Comissão Permanente de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030, a conselheira reforçou que as iniciativas ajudam a construção de um Judiciário melhor a cada edição.
Inovação e comprometimento
As iniciativas foram contempladas em três categorias: Gestão Judicial Inovadora, Tecnologia Judicial Inovadora e Serviços Judiciários Inovadores para os Usuários. Cada uma conta ainda com duas subcategorias: Ideias Inovadoras e Inovações com Resultados Comprovados.
Na categoria Gestão Judicial Inovadora, subcategoria Ideias Inovadoras, o projeto CompraJus, de compras e contratações compartilhadas desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) ficou em 1º lugar. Na subcategoria Inovações com Resultados Comprovados, o vencedor foi o PAI – Painel de Autoinspeção, desenvolvido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT2).
Já na categoria Serviços Judiciário Inovadores aos Usuários, subcategoria Ideias Inovadoras, o projeto vencedor foi CAP 360º, desenvolvido, de forma colaborativa por quatro cortes: Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS); Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) e Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4). A iniciativa desenvolveu um protocolo de atendimento (padronizado e aprimorado) ao público. Na subcategoria Inovações com Resultados Comprovados, o 1º lugar ficou com a ação TJCE Mobile, criado pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE),
O Prêmio
O Prêmio Inovação do Poder Judiciário, instituído pela Resolução CNJ nº 395/2021, reconhece soluções criativas e eficazes voltadas à melhoria dos serviços públicos da Justiça brasileira, valorizando instituições e profissionais que promovem transformações relevantes no setor.
A premiação é aberta a magistradas, magistrados, servidoras, servidores, terceirizados, estagiários e jovens aprendizes em atividade nos órgãos do Judiciário, reforçando o compromisso do CNJ com a valorização da inovação, assim como o aprimoramento e a excelência no serviço público.
Texto: Regina Bandeira
Edição: Thaís Cieglinski
Agência CNJ de Notícias
Fonte Oficial: Portal CNJ
