in

CNJ realiza sua 12.ª Sessão Ordinária nesta terça-feira (16/9)

O Plenário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deve analisar 18 itens da pauta de julgamento prevista para a 12.ª Sessão Ordinária de 2025, que será realizada no dia 16 de setembro, a partir das 10h. Ao final da reunião, o CNJ ainda deve entregar o Prêmio Eficiência Tributária, voltado ao reconhecimento de ações ou projetos destinados ao tratamento adequado da alta litigiosidade tributária. 

Acesse a pauta completa da sessão

Entre os itens que serão julgados estão seis atos normativos. Um deles trata da lavratura e retificação dos assentos de óbito dos 11 jovens desaparecidos na chacina de Acari, ocorrida em 1990, no Rio de Janeiro. A medida atende à sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Outro ato normativo abordará a regulação da captação e do registro audiovisual em audiências, sessões de julgamento e Plenários do Júri, referentes às imagens e vozes de participantes, com base na LGDP; enquanto outro ato proporá alterações normativas  na divulgação de dados processuais eletrônicos na internet e a expedição de certidões judiciais. 

O Plenário deve analisar ainda a proposta de ato normativo que institui o Programa de Residência Psicossocial no âmbito do Judiciário, voltado a profissionais das áreas de Serviço Social e Psicologia. A proposta deve seguir os padrões previstos na Resolução CNJ n. 439/2022, que regulamentou a Residência Jurídica. 

Além dos atos normativos, o Plenário deve julgar  três recursos administrativos, duas revisões disciplinares, dois pedidos de providências, dois processos administrativos disciplinares, um parecer de mérito sobre anteprojeto de lei, um procedimento de controle administrativo e uma consulta. 

A 12.ª Sessão Ordinária terá transmissão pelo canal do CNJ no YouTube. Os representantes da advocacia que tiverem interesse em sustentar oralmente por videoconferência devem entrar em contato com a Secretaria Processual pelo telefone (61) 2326-5180 ou pelo e-mail [email protected] até segunda-feira (15/9).  

Premiação 

Depois da Sessão Ordinária, o CNJ fará a entrega do Prêmio Eficiência Tributária aos vencedores das categorias Tribunal, Juízo, Sistema de Justiça e Outras Instituições. A lista dos finalistas foi divulgada pelo CNJ no final de agosto.  

Em sua primeira edição, a premiação visa aprimorar a prestação jurisdicional e incentivar mecanismos de cooperação entre o Poder Judiciário, o Fisco e os contribuintes. Além disso, a iniciativa deve implementar a autocomposição tributária e outros métodos judiciais e extrajudiciais de resolução de conflitos.  

Acompanhe a 12.ª Sessão Ordinária de 2025 no canal do CNJ no YouTube 

Manhã

Tarde

Texto: Lenir Camimura
Edição: Thaís Cieglinski
Revisão: Matheus Bacelar
Agência CNJ de Notícias

Fonte Oficial: Portal CNJ

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Agosto Branco: campanha para prevenir câncer de pulmão agora é lei

STF julga indulto de Bolsonaro a condenados por Massacre do Carandiru