in

Desafios da equidade de gênero no Judiciário são tema da 4.ª edição do Mulheres na Justiça

O fortalecimento e o aperfeiçoamento da Política de Incentivo à Participação Institucional Feminina serão os temas centrais da 4ª edição do evento “Mulheres na Justiça: Novos Rumos da Resolução CNJ n. 255”, que incentiva a participação institucional feminina no Poder Judiciário. Nos dias 25 e 26 de setembro, os participantes devem abordar necessidades, desafios e anseios que impactam a atividade profissional das mulheres na Justiça. 

Faça a sua inscrição no evento  

A mesa de abertura do evento contará com a presença da conselheira Renata Gil, presidente do Comitê de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário, e da secretária-geral do CNJ Adriana Cruz. Estão programados painéis expositivos e oficinas temáticas, coordenados por magistradas e servidoras. Nas oficinas, serão apresentadas propostas que integrarão a “Carta de Brasília pela Igualdade de Gênero no Poder Judiciário”. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Exposição 

Dentro da programação do evento, haverá oportunidade para apresentação presencial de pesquisas individuais no dia 25. As interessadas em participar poderão enviar solicitação para o e-mail [email protected], até o dia 22 de setembro. No evento não poderão serão feitos lançamentos de obras nem vendas, apenas exposição, como forma de divulgação e networking entre as participantes. 

As mulheres interessadas em apresentar suas pesquisas na oficina on-line “Cite uma Mulher”, que ocorrerá no dia 26, das 9h às 11h, deverão preparar o material de acordo com modelo disponibilizado pela organização do evento. As inscritas devem enviar o material e o currículo resumido da participante, até o dia 23 de setembro para o e-mail [email protected] 

Cada uma das apresentações terá duração de 5 a 7 minutos, a depender do número de inscritas, e serão realizadas no formato pitch, ou seja, de forma concisa e dinâmica. A intenção é apresentar temáticas relevantes e valorizar a produção acadêmica, a troca de experiências e a visibilidade das pesquisadoras. Dúvidas podem ser esclarecidas com a servidora Rubiane Kreuz, pelo no Whatsapp (41) 996101094. 

Programação 

Após o evento de abertura, programado para a manhã do dia 25, estão previstos dois painéis:Mulheres e Interseccionalidades: Desafios e Caminhos na Justiça” e “Políticas Judiciárias para Mulheres Baseadas em Pesquisa”.  

Acesse a programação completa do evento 

O último dia do encontro está reservado às oficinas, que serão oferecidas nos formatos presencial e on-line. Na parte da manhã, ocorrem as seguintes oficinas presenciais:  

“Vergonha, medo e culpa: violência doméstica e familiar contra a mulher no Poder Judiciário” e “Carreira e identidade feminina no mundo pós-moderno”. No formato on-line, as discussões serão a respeito de: “Carreira e identidade feminina no mundo pós-moderno”; “Planejamento financeiro e aposentadoria”; e “Cite uma mulher: elas pesquisam, comunicam e constroem a Justiça”. 

Na parte da tarde, as oficinas ocorrem apenas presencialmente e vão tratar dos temas  “A paridade e gênero no Poder Judiciário: avanços e desafios da Resolução CNJ n.  525/23”; e “Cite uma mulher: elas pesquisam, comunicam e constroem a Justiça”.  

A apresentação dos resultados das oficinas está marcada para 16h30 e o encerramento do evento ocorre às 17h30. 

Serviço 

Mulheres na Justiça: novos rumos da Resolução n. 255 – 4ª edição 

Data: 25 e 26 de setembro de 2025
Local: Conselho Nacional de Justiça 

Texto: Margareth Lourenço
Edição: Thaís Cieglinski
Agência CNJ de Notícias

Fonte Oficial: Portal CNJ

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Presidente da CPMI nega aplicação de medidas contra Nelson Wilians

Medida provisória transforma ANPD em agência reguladora