Quatro iniciativas que aproximam a Justiça da sociedade serão apresentadas na 25° edição do Disseminando Boas Práticas do Poder Judiciário, nesta quarta-feira (24/9). A programação reúne projetos voltados a Justiça e Cidadania e Juizados Especiais.
Entre as práticas selecionadas, o Tribunal Regional do Trabalho da 1° Região(TRT1) apresentará o projeto Fluxo de atendimento a pessoas em situação de rua no Cejusc, que organiza e fortalece o atendimento a esse público em situação de vulnerabilidade.
Já o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) trará a iniciativa Cidadania Plena, que foi criada para assegurar, facilitar e promover o exercício do voto à idosos, às pessoas hospitalizadas e com mobilidade reduzida por meio da instalação de locais de votação em instituições de longa permanência para idosos e em hospitais.
Do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO), será apresentado o Guichê Virtual de Empresas Parceiras, o projeto que criou um canal de comunicação que possibilita ao cidadão dialogar diretamente com representantes de empresas antes de recorrer ao Judiciário, o que incentiva soluções rápidas e extrajudiciais
Por fim, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) participa com o projeto Veja o que Acontecerá na Audiência, que insere QR Codes em mandados de citação para orientar, por meio de vídeos, os cidadãos sobre o funcionamento das audiências iniciais.
Troca de experiências
Criado pelo CNJ, o programa Disseminando Boas Práticas valoriza as iniciativas inovadores e replicáveis desenvolvidas pelos tribunais brasileiros, estimulando a troca de experiências e a cultura da inovação no Judiciário
A abertura será feita pela conselheira Mônica Nobre e a mediação ficará a cargo do juiz auxiliar da Presidência Fábio Cesar dos Santos Oliveira. A transmissão será pela plataforma Cisco Webex e pelo canal do CNJ no YouTube.
Acompanhe o evento
Texto: Henrique Valente
Supervisão: Thaís Cieglinski
Agência CNJ de Notícias
Fonte Oficial: Portal CNJ
