A transformação do atendimento dos usuários do Portal de Serviços do Poder Judiciário – o Jus.Br – com adoção de soluções inovadoras baseadas em Inteligência Artificial (IA) e tecnologias emergentes se tornará uma realidade com a homologação do resultado final da Licitação Especial para Contratação Pública de Soluções Inovadoras (CPSI) 01/2025, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O ato de homologação, publicado no Diário Oficial da União, em 18 de setembro de 2025, oficializa a contratação das empresas Tolky LTDA e Justice In Time Soluções Exponenciais LTDA, que foram selecionadas para desenvolver, testar e qualificar soluções inovadoras de atendimento a usuários no âmbito do Portal Jus.br. A escolha foi realizada com base na Lei Complementar nº 182/2021, que trata do Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador.
Fluxo da seleção
A seleção foi resultado de um processo criterioso que envolveu a análise de 79 propostas, apresentadas por pessoas jurídicas, físicas e consórcios. Após a etapa inicial de admissibilidade, 35 licitantes avançaram para a fase seguinte, com apresentação dos projetos em reuniões on-line de Pitch Day.
O julgamento das propostas foi conduzido por uma Comissão Especial composta por dois servidores do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTI) do CNJ e um professor de instituição pública de ensino superior, todos de reputação ilibada e reconhecido conhecimento na área. Os critérios de julgamento previstos no Edital incluíram o potencial de resolução do desafio proposto, o grau de desenvolvimento das soluções e uma análise comparativa das soluções em relação ao seu custo e benefício.
O diretor do DTI/CNJ, Thiago de Andrade Vieira, destacou que a conclusão da primeira CPSI no âmbito do CNJ representa um passo decisivo para a adoção da inovação aberta no Poder Judiciário. “Além de permitir o desenvolvimento de soluções personalizadas para o Jus.br, a iniciativa representa um modelo para que tribunais e outras instituições públicas avancem na co-criação de novas tecnologias em parceria com empresas, incluindo startups, universidades e outros atores do ecossistema de inovação”, disse.
Jus.br
O Portal de Serviços do Poder Judiciário (Jus.br) foi instituído pela Resolução CNJ 455/2022 e reúne, em um só ambiente, os sistemas de tramitação eletrônica utilizados pelos tribunais brasileiros. A plataforma busca tornar o relacionamento com o Judiciário mais acessível, eficiente e transparente para todos os usuários.
Texto: Ana Moura
Edição: Sarah Barros
Agência CNJ de Notícias
Fonte Oficial: Portal CNJ
