A Corregedoria Nacional de Justiça iniciou nesta quarta-feira (5/11) a inspeção ordinária no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS). A solenidade de abertura foi realizada no plenário do Tribunal Pleno e contou com a presença da administração do Tribunal de Justiça e do conselheiro do CNJ Caputo Bastos. A inspeção ordinária segue até sexta-feira (7/11).
A ação tem como finalidade verificar o funcionamento dos setores administrativos e judiciais do Tribunal e de suas unidades vinculadas. O conselheiro Caputo Bastos enfatizou que a inspeção é uma atuação colaborativa. Segundo ele, trata-se de um trabalho realizado ao longo de todo o ano, em diversos tribunais.
Caputo Bastos também lembrou do atendimento ao público que será feito nos três dias da inspeção, por determinação do corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques. O conselheiro do CNJ encerrou sua exposição apresentando a comitiva da inspeção, composta por 40 integrantes, sob a coordenação do desembargador Arnoldo Camanho.
O conselheiro do CNJ destacou a expectativa de que seja uma semana bastante produtiva e pautada sempre pelo espírito de cooperação e de transparência absoluta, com “compromisso único e tão somente com o aperfeiçoamento da nossa Justiça”.
O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Dorival Renato Pavan, afirmou que a presença institucional do CNJ, enquanto órgão superior de controle das atividades administrativas, fortalece o Poder Judiciário brasileiro, assegurando unidade, transparência e eficiência da Justiça em todo o país. “O papel desempenhado, transformador da Justiça brasileira, por meio das diretrizes e políticas por ele promovidas, fortalece o sistema de Justiça nacional”.
O desembargador também ressaltou que o TJMS tem procurado atuar em harmonia com as diretrizes do CNJ, implementando políticas que refletem o compromisso com a modernização e com a cidadania. “Várias são as ações desenvolvidas nesse sentido, algumas delas, inclusive, com reconhecimento nacional”, destacou.
Inspeções
As inspeções realizadas pela Corregedoria Nacional proporcionam o aprimoramento, o aprendizado e a evolução dos serviços do Poder Judiciário. A partir de um olhar técnico e colaborativo, o CNJ identifica boas práticas, corrige eventuais deficiências e aprimora a gestão judiciária.
Durante o período de inspeção, são analisados processos, documentos e rotinas de gestão, tanto na sede do Tribunal quanto em unidades judiciárias de primeira instância, além das serventias extrajudiciais. Mato Grosso do Sul é o oitavo estado a receber a inspeção no segundo semestre de 2025.
Os resultados da inspeção serão consolidados em relatório elaborado pela Corregedoria Nacional de Justiça e encaminhado ao TJMS após a conclusão dos trabalhos.
Agência CNJ de Notícias, com informações do TJMS
Fonte Oficial: Portal CNJ
