Em sintonia com as reflexões do Mês da Consciência Negra, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) apresenta a exposição “A Terra que Insiste”. De autoria do artista visual paulista Moisés Patrício, a mostra apresenta obras que evocam história e resistência da população negra brasileira.
A exposição reúne fotografias, pinturas, esculturas e instalações que exploram elementos da cultura latina, africana e afro-brasileira e propõe uma reflexão sobre justiça, identidade e memória, a partir da perspectiva da população negra. As obras podem ser visitadas gratuitamente no hall do Plenário do CNJ de 18 de novembro a 12 de dezembro. Os trabalhos do artista, escolhidos especialmente para a mostra, dialogam com a cultura e as dores do povo negro, e remete o espectador a pensar sobre equidade no sistema judiciário e luta por direitos.
Nascido em São Paulo em 1984, Moisés Patrício tem trajetória consolidada no circuito artístico nacional e internacional. Participou de exposições como “Histórias Afro-Atlânticas” (MASP e Instituto Tomie Ohtake, 2018), Bienal de Dakar (2016) e Bienal de São Paulo (2023). Atualmente, possui duas séries de obras inéditas na 36ª Bienal de São Paulo.
A curadoria da exposição ficou a cargo de Igor Simões, pesquisador e curador com trajetória dedicada à arte negra no Brasil. “A obra de Moisés Patrício insiste. Sua fé, seus corpos, sua presença no campo da arte contemporânea brasileira insistem. Há duas décadas, o artista retorna à terra, às gentes e à religiosidade como maná vital, aquilo que sustenta o Brasil na aposta de que desse chão ainda pode brotar outro mundo”, escreve o curador.
A mostra integra a programação institucional voltada à promoção da igualdade racial e dos direitos humanos no Judiciário e foi viabilizada pelo programa Justiça Plural, parceria entre o CNJ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). A entrada é gratuita e conta com acessibilidade e tradução português e libras, e inglês e espanhol. Se preferir, agende a sua visita mediada clicando aqui.
SERVIÇO
Exposição A Terra que Insiste
Quando: de 18 a 12 de dezembro
Local: Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Setor de Administração Federal Sul (SAF Sul), Quadra 2, Lotes 5/6, Bloco E e F – Brasília (DF)
Texto: Regina Bandeira
Edição: Thaís Cieglinski
Agência CNJ de Notícias
Fonte Oficial: Portal CNJ
