in

Ministro Fachin se reúne com presidentes dos Tribunais de Justiça para discutir desafios do Judiciário

O presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Edson Fachin, se reuniu nesta segunda-feira (1/12) em Florianópolis (SC) com os presidentes dos Tribunais de Justiça de 22 estados e da Justiça Militar para discutir temas prioritários para o Poder Judiciário. Em sua fala aos presidentes dos TJs, o ministro fez um diagnóstico do atual Sistema de Justiça brasileiro e destacou a importância do diálogo com os estados para a solução dos problemas.

“Temos que pensar nos desafios do ano de 2026, pensarmos a curto e médio prazo a nossa próxima percepção de planejamento para o Poder Judiciário e, também, de longo prazo”, afirmou o ministro. “Vamos colocar nossas dúvidas e questões. Não teremos a mesma percepção em tudo, mas isso é o diálogo”, completou.

É a segunda vez desde que assumiu o comando do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), em setembro deste ano, que o ministro Edson Fachin se reuniu com os presidentes dos tribunais de Justiça. O presidente do CNJ disse que pretende realizar encontros regionais ao longo de sua gestão para estar mais próximo da magistratura estadual.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O ministro destacou áreas prioritárias para o CNJ na gestão 2025-2027, como os direitos humanos e Sistema Interamericano de Justiça, o Programa Pena Justa, infância e juventude, proteção às famílias e enfrentamento da violência doméstica, além de temas como meio ambiente, segurança pública e combate ao crime organizado.

Estados

Os presidentes dos tribunais de Justiça presentes no encontro puderam dialogar com o presidente do CNJ, apresentando questões relevantes para a magistratura estadual. O presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), desembargador Francisco Oliveira Neto, ressaltou a importância do diálogo entre o CNJ e os estados.

“Somos um Poder Judiciário único e precisamos muito dessa unidade. O que assistimos nos últimos 20 anos é o crescimento desse sentido unitário e isso é algo que está proclamado”, afirmou o desembargador.

Os presidentes dos tribunais participam em, Florianópolis, do 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário que começa nesta segunda-feira, na capital catarinense. O presidente do CNJ faz a abertura do evento, que contará com a participação de ministros dos tribunais superiores, conselheiros e conselheiras do CNJ e representantes do Poder Judiciário de todo o país.

Agência CNJ de Notícias

Fonte Oficial: Portal CNJ

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

CPMI do INSS não mandou suspender novos empréstimos consignados. Isso é falso!

STJ lança livros sobre Lei de Falências e regulamentação da IA