O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza na quinta-feira (14/8), às 17h, o webinário “Prêmio CNJ Memória Poder Judiciário 2025: apresentação dos vencedores da Categoria Trabalho Acadêmico”. O evento será transmitido por meio Cisco Webex Meetings, com acesso também pelo canal do CNJ no YouTube, e é voltado a magistrados, servidores e colaboradores do Poder Judiciário que atuam na área de Gestão Documental e Memória.
Nesta categoria serão apresentados dois trabalhos de destaque:
Painel 1 – Terra e Trabalho na “crise” do Corredor Cafeeiro: projetos senhoriais, crimes cotidianos e contratos de trabalho entre o final da escravidão e o pós-abolição (Vale do Paraíba Fluminense,1878-1916), de Felipe de Melo Alvarenga, doutor pela Universidade Federal Fluminense (UFF).
Painel 2 – “O juiz dito de paz”. A magistratura local no jogo político da Corte imperial (1829-1841), de Kátia Luciene de Oliveira e Silva Santana, doutora pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).
A abertura será feita pela juíza auxiliar da Presidência do CNJ e coordenadora do Comitê do Proname, Ana Lúcia Aguiar. Após as apresentações, haverá debate com Mônica de Pádua Souto da Cunha, doutora em História e mestre em Ciência da Informação, e Yuri Holanda Cruz, chefe da Seção de Memória Eleitoral e Biblioteca do TRE-CE.
Acesse a sala de reunião CiscoWebex para acompanhar o evento
Texto: Henrique Valente
Supervisão: Thaís Cieglinski
Agência CNJ de Notícias
Fonte Oficial: Portal CNJ
