Para fortalecer o debate institucional que combate a discriminação no futebol brasileiro, principalmente nos ambientes esportivos, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove nesta sexta-feira (22/8) o “Seminário Racismo no Futebol – O Combate à Discriminação nos Estádios”. O evento será realizado no Auditório Desembargadora Olny Silva, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), a partir das 8h.
A programação será aberta pelo coordenador do grupo de trabalho “Paz nas Arenas”, conselheiro do CNJ Caputo Bastos. Durante todo o dia, palestrantes convidados participam de quatro painéis temáticos com os temas: Sistema Judicial no Enfrentamento ao Racismo; A Justiça Desportiva no Combate à Discriminação; Sociedade Civil, Clubes de Futebol e Árbitros no Enfrentamento Ao Racismo; e Vítimas de Discriminação, Combate à Homofobia e Justiça Restaurativa.
A capital baiana foi escolhida para sediar o seminário, uma vez que concentra a maior população negra fora da África, de acordo com dados do IBGE. No município, mais de 80% da população se autodeclara preta ou parda. O evento vai destacar os desafios jurídicos existentes em uma sociedade complexa, resultante da herança escravocrata na sua formação.
A intenção com o seminário é assegurar que integrantes da magistratura, membros do Ministério Público, defensoras e defensores públicos, advogados e advogadas, entidades esportivas, atletas, árbitros, líderes de torcidas organizadas e demais representantes da sociedade civil estejam aptos no enfrentamento do racismo e da homofobia nos estádios.
Acesse a programação a programação completa.
Manhã:
Tarde:
Texto: Margareth Lourenço
Edição: Sarah Barros
Agência CNJ de Notícias
Fonte Oficial: Portal CNJ

