in

Disseminando Boas Práticas: tribunais apresentam, nesta quarta (24/8), práticas de acesso à Justiça 

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove, na quarta-feira (27/8), das 16h às 18h, a 24.ª edição do Disseminando Boas Práticas do Poder Judiciário. Com o eixo temático Acesso à Justiça, serão apresentadas três práticas desenvolvidas por tribunais. O evento será transmitido pelo canal do CNJ no YouTube. 

Entre as iniciativas, o Tribunal Regional do Trabalho da 18.ª Região (GO) apresentará o projeto Café Seguro, iniciativa educativa que leva informações sobre prevenção de acidentes e doenças ocupacionais a empresas de médio e grande porte. A ação promove palestras de especialistas diretamente nas sedes das empresas, seguidas de um café da manhã, entrega de materiais educativos e divulgação em diferentes canais de comunicação. 

O Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) mostrará a experiência dos Fóruns Digitais, criados para garantir a prestação jurisdicional a populações que vivem em áreas de difícil acesso no estado. Com apoio de prefeituras e de instituições do sistema de justiça, o projeto amplia o acesso de comunidades em situação de vulnerabilidade digital, reduz custos de deslocamento e fortalece a presença do Judiciário em regiões distantes. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Já o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) destacará o projeto Cidadania, Democracia e Justiça aos Povos Originários em Minas Gerais. O projeto busca ampliar o acesso à Justiça e aos serviços públicos para os povos originários, com respeito às suas especificidades culturais, sociais e territoriais, por meio de mutirões de cidadania, emissão de documentos, atendimentos jurídicos e audiências. 

Visibilidade 

O Disseminando Boas Práticas busca dar visibilidade a projetos inovadores implementados nos tribunais e incentivar sua replicação em outras regiões do país. As práticas inscritas nos eixos temáticos podem ser acessadas no Portal CNJ de Boas Práticas do Poder Judiciário. 

Texto: Henrique Valente
Supervisão: Sarah Barros
Revisão: Caroline Zanetti
Agência CNJ de Notícias

Fonte Oficial: Portal CNJ

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

CPMI vota convocações de ex-ministros e ex-presidentes do INSS

STJ valida adoção póstuma e reconhece união estável incidentalmente