in

Webinar apresenta menções honrosas do Prêmio Memória do Poder Judiciário, nesta quinta (28) 

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove, na quinta-feira (28), o webinar Prêmio CNJ Memória do Poder Judiciário: apresentação das menções honrosas das categorias Patrimônio Cultural Arquivístico e Patrimônio Cultural Museológico. O evento, destinado a magistrados, servidores do Poder Judiciário e pesquisadores, terá abertura às 17h e transmissão por meio do Cisco Webex Meetings, com acesso também pelo canal do CNJ no YouTube e participação do conselheiro Alexandre Teixeira.

Nesta edição, todas as iniciativas premiadas refletem o esforço do Judiciário em preservar sua memória diante de situações de crise. Neste ano, os trabalhos destacam-se por terem sido desenvolvidos em resposta às enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul em abril e maio de 2024, com ações voltadas à recuperação de acervos, à gestão documental e à criação de registros permanentes sobre o impacto da tragédia climática, classificada pelo governo gaúcho como a “maior catástrofe climática da história do estado”.

Na programação, a servidora Anita Job Lübbe, o servidor Maurício Oliveira Agliardi e o chefe da Divisão do Arquivo Geral, Renato Silveira Rios, todos do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-4), apresentarão o projeto Recuperação do Acervo de Processos Judiciais Alagados na Enchente de Maio de 2024. Em seguida, será discutido o Projeto de Gestão do Acervo Arquivístico da Seção Judiciária do Rio Grande do Sul (SJRS) atingido pela enchente do ano passado, com a participação do juiz federal Paulo Paim da Silva e da arquivista Tassiana Jaqueline Franck Kick, ambos da SJRS.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O terceiro e último painel abordará a criação da seção específica no Portal de Memória da Justiça Federal do RS dedicada aos registros do desastre climático de 2024, com exposições da juíza federal Andreia Castro Dias Moreira, presidente da Comissão de Gestão da Memória do SJRS, e do juiz federal substituto Patrick Lucca da Ros, membro da Comissão de Gestão de Memória.

Após as apresentações, haverá espaço para debate com a participação de Rodrigo Franco de Assunção Ramos, chefe da Seção de Arquivo e de Gestão Documental do CNJ, e de Luciana Rodrigues da Silva Castro, analista judiciária do CNJ com atuação na área de Arquivologia.

Texto: Henrique Valente
Com supervisão: Beatriz Borges
Revisão: Caroline Zanetti
Agência CNJ de Notícias

Fonte Oficial: Portal CNJ

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Órgão Especial do CFOAB aprecia todos os processos em sessão ordinária

O STJ e a presença de animais de suporte emocional nos aviões