in

confira dicas sobre como agir ao navegar pela web — Tribunal Superior Eleitoral

Na era da desinformação, estar atento ao que acessamos e compartilhamos na internet é fundamental para a preservação da democracia. É isso mesmo! A informação confiável e segura que circula nas redes sociais garante que a eleitora e o eleitor estejam bem informados e conscientes sobre o papel do cidadão na hora de exercer o direito ao voto, sem falar que ajuda a construir uma sociedade mais tolerante e menos violenta.

Foi pensando nisso que, em 2004, a rede europeia Insafe criou o Dia da Internet Segura, que, neste ano, ocorre nos dias 6 e 7 de fevereiro. A data tem como objetivo construir uma internet mais positiva, com o uso consciente e responsável por todos que acessam a web. Mas qual a melhor forma de se comportar nas redes sociais? E quais dicas de segurança seguir ao navegar pela internet?

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Ação nas Redes

Para marcar o Dia da Internet Segura, as mídias sociais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) prepararam uma ação integrada que vai unir Instagram, X (o antigo Twitter), Facebook e Linkedin. Cada conteúdo virá acompanhado das hashtags #SID2024! e #SafernetDay, e contará com descrição acessível para pessoas com deficiência.

Dia da Internet Segura TSE 06.02.2024

Parceiro dessa iniciativa, o TSE mantém-se alinhado com as melhores práticas de segurança. A Secretaria de Tecnologia da Informação do Tribunal utiliza-se de tecnologia moderna que visa permitir aos cidadãos o acesso a serviços oferecidos de maneira eficaz e segura.

Além do Portal em constante atualização, o TSE oferece uma gama de aplicativos, como e-Título (Android e iOS), Mesários (Android e iOS), Pardal (Android e iOS), Resultados (Android e iOS) e Boletim na Mão (Android e iOS).

Dia da Internet Segura TSE 06.02.2024

Vale lembrar que a Justiça Eleitoral não envia nenhum tipo de comunicado via e-mail nem mediante aplicativos de mensagens por telefone. Dessa forma, qualquer mensagem que pareça ter sido encaminhada pela Justiça Eleitoral deve ser ignorada.

Para verificar se a eleitora e o eleitor estão em dia com a Justiça Eleitoral, é só acessar o site do TSE: está tudo aqui.

Xô, fake news!

O TSE também atua no combate à desinformação por meio do Fato ou Boato, a página da Justiça Eleitoral com esclarecimentos sobre notícias falsas que circulam na internet. Nas Eleições Municipais de 2020, foram publicados 75 textos que desmentiam conteúdos de desinformação sobre o processo eleitoral. Em 2022, esse número saltou para 155, mais que o dobro das publicações feitas no pleito anterior.

Mesmo em um período não eleitoral como o de 2023, a apuração não parou: ao longo do ano, o Fato ou Boato publicou 29 esclarecimentos sobre notícias falsas.

Internet Segura

Em 2024, o Dia da Internet Segura completa 20 anos. Criado em 2004 pela Rede Insafe, o evento tornou-se global e, hoje, conta com a participação de mais de 200 países. No Brasil, a data começou a ser comemorada em 2008, sob a coordenação da SaferNet. Desde 2017, o TSE participa da campanha, com ações voltadas à reflexão e à conscientização do cidadão-eleitor.

DV/LC, DM

Fonte Oficial: https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2024/Fevereiro/dia-da-internet-segura-confira-dicas-sobre-como-agir-ao-navegar-pela-web.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Pacheco lista prioridades do Congresso em 2024 — Senado Notícias

STF suspende decisão que determinava interrupção do funcionamento de linhas de transmissão da Eletronorte no PA e MA – STF