in

STJ lança livro em homenagem ao ministro Gurgel de Faria – OAB

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) lançará, na próxima quarta-feira (6/3), o livro “Segurança Jurídica, Desenvolvimento e Tributação – Homenagem ao ministro Gurgel de Faria”. O evento de lançamento da obra acontecerá no Espaço Cultural da Corte, das 18h30 às 21h.

Prefaciado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, o livro é  coordenado por Cyntia Melo Rosa, Lorena Dias Gargaglione e Manoel Tavares de Menezes Netto e conta com 44 coautores.

A obra está dividida em 31 capítulos cujos autores são juízes, procuradores, consultores e especialistas no assunto.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“’Segurança Jurídica, Desenvolvimento e Tributação” expõe aprofundada análise sobre o princípio da segurança jurídica e evidencia que a tributação, na contemporaneidade, é o caminho viável do Estado para a efetivação de direitos fundamentais, dentre os quais se destaca o direito ao desenvolvimento.

Sobre o ministro

Gurgel de Faria é mestre e doutor em direito público pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Fez a graduação em direito na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É autor, palestrante e professor da UFRN, atualmente em colaboração técnica com a Universidade de Brasília (UnB), onde leciona. 

O ministro iniciou sua carreira na magistratura como juiz trabalhista da 21ª Região. Na sequência, foi juiz federal e desembargador federal no Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5).

No STJ, começou julgando processos de direito penal, e hoje integra a composição da Primeira Seção e da Primeira Turma, órgãos especializados em direito público.

Com informações do STJ

Fonte Oficial: http://www.oab.org.br/noticia/61988/stj-lanca-livro-em-homenagem-ao-ministro-gurgel-de-faria.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Petrópólis pode receber título de Capital Nacional do Casamento — Senado Notícias

STF retoma julgamento sobre desmatamento e queimadas na Amazônia e no Pantanal – STF