in

Sabe qual a diferença entre mesa receptora de votos e seção eleitoral? O Glossário explica — Tribunal Superior Eleitoral

Se você já trabalhou durante as eleições como mesária, mesário ou presidente de seção, com certeza já fez parte de uma mesa receptora de votos.  De acordo com o Glossário Eleitoral – serviço disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que apresenta conceitos de termos importantes de uma eleição –, a mesa receptora de votos é integrada por eleitoras e eleitores convocados pela Justiça Eleitoral para receber os votos, em eleições diretas.

Segundo o artigo 119 do Código Eleitoral, cada seção eleitoral corresponde a uma dessas mesas, constituídas por um presidente, um primeiro e segundo mesários, dois secretários e um suplente, nomeados pelo juízo eleitoral. E o que são as seções eleitorais? Ainda segundo o glossário, trata-se dos locais onde são recepcionados os eleitores que exercerão o direito de voto e as urnas eletrônicas onde votam. 

Sobre o Glossário

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O Glossário eleitoral brasileiro contém mais de 300 expressões que apresentam conceitos, definições, referências doutrinárias e informações históricas de termos relacionados aos sistemas e processos eleitorais brasileiros As informações são distribuídas em ordem alfabética. Seu conteúdo é válido apenas como fonte de informação, não produzindo efeitos jurídicos ou legais.

JV/MM, DM

Fonte Oficial: https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2024/Marco/sabe-qual-a-diferenca-entre-mesa-receptora-de-votos-e-secao-eleitoral-o-glossario-explica.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Portaria Arac-DSUJ nº 264, de 11 de março de 2024 – AASP

STF invalida norma sobre procuradorias “paralelas” na administração pública de Rondônia – STF