in

Você sabe o que significa ser uma cidadã ou um cidadão? O Glossário Eleitoral explica — Tribunal Superior Eleitoral

As palavras ‘cidadã’ e ‘cidadão’ são relativamente comuns no vocabulário da população brasileira. Mas, embora sejam termos populares, poucas pessoas sabem o que eles realmente significam.

De acordo com o Glossário Eleitoral, página disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cidadã ou cidadão é a pessoa que adquiriu direitos políticos e está apta a votar e ser votada. Para exercer a cidadania e participar da vida política do país é necessário realizar o alistamento eleitoral ou, simplesmente, emitir o título de eleitor. O processo é fácil, rápido e pode ser iniciado pela internet.

Basta acessar o serviço on-line da Justiça Eleitoral, disponível no Portal do TSE ou no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do seu estado e clicar no campo Título Eleitoral. O serviço está disponível até o dia 8 de maio, para quem tem biometria cadastrada. Quem não tem o cadastro biométrico deve fazer a solicitação até o dia 8 de abril.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Confira o passo a passo aqui.

Sobre o Glossário

O Glossário eleitoral brasileiro contém mais de 300 expressões que apresentam conceitos, definições, referências doutrinárias e informações históricas de termos relacionados aos sistemas e processos eleitorais brasileiros As informações são distribuídas em ordem alfabética. Seu conteúdo é válido apenas como fonte de informação, não produzindo efeitos jurídicos ou legais.

BA/MM

Fonte Oficial: https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2024/Marco/voce-sabe-o-que-significa-ser-uma-cidada-ou-um-cidadao-o-glossario-eleitoral-explica.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Está no ar o site comemorativo dos 200 anos do Senado — Senado Notícias

Dia Mundial de Conscientização do Autismo terá sessão especial — Senado Notícias