in

Glossário explica o que é o Código Eleitoral — Tribunal Superior Eleitoral

Frequentemente citado em resoluções, acórdãos, sentenças, despachos e outros importantes documentos da Justiça Eleitoral, o Código Eleitoral é um conjunto de normas e dispositivos que regulamentam as eleições e demais matérias relacionadas ao Direito Eleitoral.

O Glossário Eleitoral, serviço disponível no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet, detalha que a Lei Ordinária nº 4.737, de 15 de julho de 1965 – mais conhecida como Código Eleitoral – está dividida em cinco partes.

Ao longo de quase 400 artigos, o Código explica, entre outros temas relacionados às eleições, quais são os órgãos da Justiça Eleitoral, como se faz o alistamento eleitoral, o que é o sistema eleitoral e como são registrados candidatos e candidatas. O conjunto de normas e dispositivos aborda, ainda, as garantias eleitorais, propaganda partidária, além de recursos e disposições penais relativas aos crimes eleitorais.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Sobre o Glossário

O Glossário Eleitoral contém mais de 300 expressões, dispostas em ordem alfabética, que tratam de termos técnicos e conceitos utilizados pelos operadores do Direito Eleitoral. O serviço traz diversas referências doutrinárias e informações históricas de relevo sobre a Justiça Eleitoral.

JV/MSM

Fonte Oficial: https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2024/Janeiro/glossario-explica-o-que-e-o-codigo-eleitoral.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Seminário vai debater caminhos para a erradicação do trabalho escravo contemporâneo | Boletim ao Vivo

STF fará audiência de conciliação sobre lei que trata do Tribunal de Contas de Goiás – STF