in

Programa “Então é Isso!” celebra 100 edições — Tribunal Superior Eleitoral

No ar desde 22 de novembro de 2021, o “Então é Isso!”, programa produzido pela Coordenadoria de Audiovisual (Coav) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e exibido toda sexta-feira no canal do Tribunal no YouTube, chega à marca de 100 edições.

Apresentado atualmente pelo jornalista Guilherme Gloria, o programa surgiu para tentar explicar para qualquer pessoa os assuntos mais complexos e técnicos da Justiça Eleitoral com uma linguagem simples e acessível, como se fosse um bate-papo com os usuários.

Pensado para o púbico das redes sociais, de acordo com a secretária de Comunicação e Multimídia do TSE, Giselly Siqueira, o programa está em sintonia com a preocupação da Corte em levar informação de qualidade para a sociedade e combater a desinformação.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Nesses 100 episódios foram apresentados inúmeros assuntos importantes, como cota de gênero, número de partidos, regras eleitorais, propaganda partidária, Ações de Investigação Judicial Eleitoral (Aijes), prestação de contas, diplomação, pesquisas eleitorais, entre outros. Além disso, o programa sempre coloca em pauta as principais decisões do Plenário da semana.

Leveza

O cenário acompanha a informalidade do programa. Propositalmente, foi escolhido um ambiente que não tivesse nada a ver com um tribunal e que lembrasse exatamente uma casa.  Com esse objetivo, apesar de ser gravado nos estúdios do TSE, ele mostra um ambiente acolhedor e com ar despojado, lembrando o quarto de um jovem, com móveis e objetos mais modernos.

Também são usados efeitos sonoros e visuais para deixar a narrativa mais clara e dinâmica. “Tudo para aproximar o apresentador do público. A ideia é deixar o juridiquês de lado e falar das decisões da Justiça Eleitoral de maneira simples e dinâmica. Celebrar 100 edições de um programa inovador como o ‘Então é Isso!’ é uma alegria”, ressalta Giselly.

A coordenadora de Audiovisual do TSE, Tatiana Cochlar, conta que cada edição é pensada e planejada com carinho por toda a equipe. “Eu acho que a leveza que o público vê na tela retrata exatamente a leveza que é produzir esse programa, que conquista as pessoas a cada vez que vai ao ar”, afirma.

Henrique Amaral, apresentador que estava na estreia do “Então é Isso!” e atual editor, lembra que o programa é um produto inspirado nos influenciadores produtores de conteúdo (YouTubers). ”Ele é voltado para o público jovem, consumidor de conteúdo pelas novas plataformas”, destaca.

Nesta semana

O episódio desta semana mostra como a Inteligência Artificial (IA) poderá ser utilizada nas Eleições 2024. O TSE aprovou regras inovadoras durante a sessão plenária realizada na última terça-feira (27), visando regulamentar o uso de inteligência artificial no processo eleitoral deste ano.

Entre outras novidades, as novas diretrizes proíbem a utilização de inteligência artificial para criar e disseminar conteúdos falsos, incluindo as deepfakes, e exigem que qualquer uso de IA seja claramente indicado por partidos, candidatas e candidatos. Além disso, o uso de robôs e chatbots para contato com eleitores está sujeito a restrições, não podendo simular o diálogo com uma pessoa real. Veja mais na edição desta semana do “Então é Isso!”.

MM

Fonte Oficial: https://www.tse.jus.br/comunicacao/noticias/2024/Marco/programa-201centao-e-isso-201d-celebra-100-edicoes.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Proposta assegura tratamento no SUS às mulheres na menopausa — Senado Notícias

Conferência Nacional da Jovem Advocacia aguarda participação numerosa de inscritos na Ordem – OAB