in

Atualização da Lei de Cotas – AASP

Após primeira década, Câmara dos Deputados aprova projeto de lei que revisa a legislação.

­

Em agosto, a Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei que atualiza a Lei de Cotas. A ação aconteceu com um ano de atraso, já que a legislação de 2012 previa revisão das ações afirmativas a cada dez anos. 

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

­

A atualização, aprovada pelo Senado, entre outros pontos, prevê a inclusão de quilombolas na reserva de vagas, a redução da renda – metade das vagas reservadas aos cotistas será destinada aos estudantes com renda familiar de até um salário mínimo por pessoa –, políticas de inclusão em programas de pós-graduação de pretos, pardos, indígenas e quilombolas e pessoas com deficiência, e a avaliação do programa a cada dez anos com ciclos anuais de monitoramento. 

­

Com a finalidade de promover a democratização do acesso ao ensino, a lei registra resultados. Segundo a pesquisa “Avaliação das políticas de ação afirmativa no Ensino Superior no Brasil: resultados e desafios futuros”, realizada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) entre 2013 e 2019, o país registrou um aumento de 205% de estudantes vindos da rede pública, pretos, pardos, indígenas e de baixa renda em instituições federais de Ensino Superior. 

­

A fim de analisar a aplicação da lei, sua atualização e os desafios para o futuro, o Boletim AASP falou com especialistas no tema. Leia agora a matéria na íntegra aqui.

­

A AASP

Fundada há 81 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da advocacia. A entidade é experiente, visionária e está, cada vez mais, disruptiva. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando aos seus milhares de associados (aproximadamente 70 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um programa de gestão de processos.

Fonte Oficial: AASP.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

STF mantém entendimento sobre fim de eficácia de decisões definitivas em matéria tributária – STF

Comissão de juristas para revisão do Código Civil conclui relatório final — Senado Notícias