O Conselho Federal da CFOAB, representado pelo presidente do Fundo de Integração e Desenvolvimento Assistencial dos Advogados (Fida) e conselheiro federal decano da Ordem, Felipe Sarmento, destacou a competência dos novos dirigentes do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em cerimônia de posse realizada nesta quinta-feira (25/4).
Na ocasião, o desembargador federal João Batista Moreira assumiu a presidência da Corte para o biênio 2024-2026, tendo ao seu lado a desembargadora federal Gilda Sigmaringa Seixas como vice-presidente e o desembargador federal Ney Bello como corregedor regional da Justiça Federal da 1ª Região.
Ao reforçar a importância da parceria entre a OAB e o Poder Judiciário para o aprimoramento do acesso à Justiça e a defesa dos direitos dos cidadãos, Sarmento afirmou que a posse dos novos dirigentes marca não apenas o início de uma nova gestão, mas também a continuidade do compromisso com a eficiência e a Justiça.
“Estamos confiantes de que o desembargador João Batista Moreira, juntamente com a desembargadora Gilda Sigmaringa Seixas e o desembargador Ney Bello, conduzirão o Tribunal com competência, ética e compromisso com a Justiça. A OAB está comprometida em colaborar com o TRF1 e demais instituições do Sistema Judiciário para assegurar a plena aplicação da lei e a defesa dos direitos fundamentais de todos os cidadãos brasileiros”, declarou.
Em seu discurso, o desembargador João Batista Moreira relembrou a trajetória do TRF1, destacando os desafios enfrentados e os êxitos alcançados ao longo de sua história.
“Espero poder continuar o trabalho de outros grandes presidentes, de Alberto Vieira da Silva, o primeiro e maior de todos, até José Amilcar de Queiroz Machado. Terei nesta caminhada a companhia da colega Gilda Sigmaringa Seixas, vice-presidente, e do não menos brilhante Ney Bello, corregedor regional”, disse.
O evento contou com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, da presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura, dos governadores do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, e de Goiás, Ronaldo Caiado, entre outras autoridades.
O Tribunal
Com jurisdição sobre 13 unidades da federação, o TRF1 abrange os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Maranhão, Piauí, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, sendo o maior entre os tribunais regionais.
Fonte Oficial: OAB