in

Os desafios da maternidade são debatidos em painel do Mês da Mulher AASP – AASP

Discussão trouxe uma importante reflexão sobre maternidade, carreira e vida pessoal.

­

Em comemoração ao Mês da Mulher, a AASP preparou mais um webinar especial no dia 21/3. Sobre o tema “Desafios da maternidade: licença, carreira e adoção”, foram trazidas reflexões sobre as políticas de licença de maternidade, configuração familiar, papel do ordenamento jurídico e adoção.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

­

­

O evento, que ocorreu de forma on-line, teve como mediadora Helena Najjar Abdo, Conselheira da AASP. As palestrantes foram Juliana Melazzi Andrade, Promotora de Justiça, Flávia Fornaciari Dórea, Ex-Diretora Cultural da AASP, e Rachel Bejla, Advogada Especialista em diversidade e equidade de gênero.

­

A licença-maternidade foi o ponto central do debate, e Flávia Fornaciari Dórea falou sobre a realidade para grandes e pequenas empresas. “Falamos muito sobre apoiar a mulher na maternidade após o nascimentos filhos, mas o que vemos ao longo do tempo é que muitas mulheres abandonam ou mudam de carreira, por não conseguirem conciliar as duas coisas. Temos hoje em dia uma política que tem melhorado em relação às grandes empresas, mas, para as pequenas empresas (incluindo os pequenos escritórios de advocacia), a maternidade pode ser sim uma questão que impacta na estrutura daquele negócio. […] Precisamos pensar em uma estrutura que auxilie as pequenas empresas, amparar os pequenos empregadores a fazerem essa retenção”.

­

Nosso ordenamento jurídico passa por constantes adaptações. Sobre este ponto, a Especialista Juliana Melazzi Andrade trouxe uma importante análise: “Vemos que a jurisprudência vem tentando trazer, aos poucos, evoluções. […] De fato, precisamos ter uma discussão muito séria sobre a ampliação do tempo da licença-paternidade e, no que diz respeito a outras configurações familiares, o quanto tem que haver a ampliação. As evoluções vêm ocorrendo, inclusive no aspecto sobre o reconhecimento de outras configurações familiares, mas a legislação não vem acompanhando e há um limite até onde a jurisprudência consegue ir”.

­

Na sequência, Rachel Bejla fala sobre como a maternidade proporciona às mulheres soft skills para a carreira. “Hoje falamos muito sobre as soft skills como comunicação, empatia, saber agir de acordo com imprevistos, coordenar times. A maternidade te ensina, diariamente, a entender mais sobre você e ver seus erros […] A mãe está o tempo todo criando soluções para o seu dia a dia funcionar. É um processo que vivemos de uma forma muito rica, e há estudos que mostram que existem desenvolvimentos neurológicos nesse sentido”.

­

Por fim, as palestrantes trouxeram o tema da adoção para reflexão. Sendo um ato de humanidade e amor, a adoção muitas vezes é a única opção para que inúmeras mulheres possam experienciar a maternidade. Porém, Juliana Melazzi Andrade destaca um ponto preocupante no atual cenário: “Por ter um processo muito burocrático, muitas pessoas acabam ficando desestimuladas de uma certa forma. O que observamos, na prática, é que acabam surgindo hipóteses de adoções irregulares. Infelizmente é muito mais comum do que imaginamos”.

­­

A AASP

Fundada há 81 anos, a AASP – Associação dos Advogados está presente em todo o Brasil e tem a missão de potencializar e facilitar o exercício da advocacia. A entidade é experiente, visionária e está, cada vez mais, disruptiva. Sua trajetória e conquistas são o combustível para ir ainda mais longe, proporcionando aos seus milhares de associados (aproximadamente 70 mil) inúmeros cursos sobre temas jurídicos relevantes e serviços de excelência, que incluem: intimações on-line, emissão e renovação de certificado digital, revistas e boletins periódicos, clipping diário de notícias, plataforma de assinaturas digitais, além de disponibilizar um avançado sistema de pesquisa de jurisprudência e um programa de gestão de processos.

Fonte Oficial: AASP.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

‘melhor avaliação em 21 anos é fruto do trabalho pelo desenvolvimento’ — Senado Notícias

PEC sobre drogas deve ser votada em primeiro turno depois do feriado — Senado Notícias